Links de Acesso

A controvérsia de um doutoramento

  • Eugénio Teixeira

José Maria Neves defendeu decisão da Universidade do Mindelo

José Maria Neves defendeu decisão da Universidade do Mindelo

Adriano Moreira elogiado por reformas educacionais nas antigas colónias e pelo apoio à parceria Cabo Verde-UE

É raro que um doutoramento honoris causa possa causar controvérsia politica.

Mas foi isso que aconteceu em Cabo Verde com a decisão da Universidade do Mindelo de conceder o titulo de doutor honoris causa a Adriano Moreira, ministro do ultramar no governo do ditador Oliveira Salazar e que muitos acusam de ter mandado reabrir o campo do Tarrafal por onde passaram presos políticos de Portugal e das suas antigas colónias.

Mas Adriano Moreira foi também um reformador e instituiu reformas educacionais e politicas nessas colónias

O Presidente da Associação dos Ex Presos Politicos do Tarrafal, Pedro Martins considerou no entanto a decisão de um insulto à memoria dos nacionalistas africanos que estiveram no campo.

Reagindo às reclamações do presidente da associação dos antigos presos políticos sobre a atribuição do título de doutor honores causa a Adriano Moreira, o reitor da Universidade do Mindelo, Carlos Graça, justifica a decisão pelo contributo que o académico português deu para a implementação do ensino superior nos países africanos de língua portuguesa.

Embora respeitando a posição da Associação presidida pelo arquitecto Pedro Martins, o reitor da universidade do Mindelo diz que a atribuição do titulo honoris causa, tem somente a ver com a contribuição académica de Adriano Moreira, não havendo para Carlos Graça, espaço para questões de cariz politica.


Também o primeiro-ministro, José Maria Neves, desvaloriza a polémica, preferindo destacar o percurso académico e a contribuição que Adriano Moreira deu no processo da parceira especial Cabo Verde – União Europeia.


Com polémica ou não, o académico e político português, Adriano Moreira, recebeu o título de doutor honores causa, atribuído pela universidade do Mindelo, cerimonia que decorreu no passado Sábado na ilha de São Vicente.

Ouça a reportagem carregando na barra azul no topo

XS
SM
MD
LG