Links de Acesso

A controvérsia de um doutoramento


José Maria Neves defendeu decisão da Universidade do Mindelo
José Maria Neves defendeu decisão da Universidade do Mindelo

Adriano Moreira elogiado por reformas educacionais nas antigas colónias e pelo apoio à parceria Cabo Verde-UE

É raro que um doutoramento honoris causa possa causar controvérsia politica.

Mas foi isso que aconteceu em Cabo Verde com a decisão da Universidade do Mindelo de conceder o titulo de doutor honoris causa a Adriano Moreira, ministro do ultramar no governo do ditador Oliveira Salazar e que muitos acusam de ter mandado reabrir o campo do Tarrafal por onde passaram presos políticos de Portugal e das suas antigas colónias.

Mas Adriano Moreira foi também um reformador e instituiu reformas educacionais e politicas nessas colónias

O Presidente da Associação dos Ex Presos Politicos do Tarrafal, Pedro Martins considerou no entanto a decisão de um insulto à memoria dos nacionalistas africanos que estiveram no campo.

Reagindo às reclamações do presidente da associação dos antigos presos políticos sobre a atribuição do título de doutor honores causa a Adriano Moreira, o reitor da Universidade do Mindelo, Carlos Graça, justifica a decisão pelo contributo que o académico português deu para a implementação do ensino superior nos países africanos de língua portuguesa.

Embora respeitando a posição da Associação presidida pelo arquitecto Pedro Martins, o reitor da universidade do Mindelo diz que a atribuição do titulo honoris causa, tem somente a ver com a contribuição académica de Adriano Moreira, não havendo para Carlos Graça, espaço para questões de cariz politica.


Também o primeiro-ministro, José Maria Neves, desvaloriza a polémica, preferindo destacar o percurso académico e a contribuição que Adriano Moreira deu no processo da parceira especial Cabo Verde – União Europeia.


Com polémica ou não, o académico e político português, Adriano Moreira, recebeu o título de doutor honores causa, atribuído pela universidade do Mindelo, cerimonia que decorreu no passado Sábado na ilha de São Vicente.

Ouça a reportagem carregando na barra azul no topo

XS
SM
MD
LG