Links de Acesso

Presidente Angolano Visita Oficialmente África do Sul

  • Eduardo Ferro

Exploração petrolifera em Cabinda

Exploração petrolifera em Cabinda

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos efectua esta semana, uma visita oficial de três dias à África do Sul, a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, efectua esta semana, uma visita oficial de três dias à África do Sul, a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chicoty deslocou-se na semana passada aquele país preparando primeira visita oficial à África do Sul de José Eduardo dos Santos.
Esta deslocação do chefe de estado angolano segue-se à visita do seu homólogo sul-africano Jacob Zuma a Angola em 2009 e que confirmou o inicio do desanuviamento das relações entre os dois países depois de décadas de tensão durante a época do “apartheid” e durante os primeiros anos da governação de maioria negra na África do Sul.
De facto, depois da chegada da maioria negra ao poder em 1994 os antigos presidentes sul-africanos Nelson Mandela e Thabo Mbeki defendiam uma solução negociada para a guerra civil angolana, uma alternativa posta de lado pelo presidente dos Santos até ao termo do conflito em 2002.
Os dois países estiveram igualmente em desacordo acerca da crise no Zimbabué e a propósito do conflito no Congo Kinshasa.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, George Chicoty, citado pela Angop, estão a ser preparados vários instrumentos jurídicos que deverão ser rubricados durante a visita.

“Entre outros, os dois países precisam de um acordo de cooperação financeira, uma vez que têm a ambição de desenvolver projectos conjuntos”, afirmou Chicoty.

Deverão também ser concluídos acordos entre a petrolífera angolana “Sonangol” e a sua congénere sul-afaricana “ Petro SA”, bem como nos domínios das telecomunicações e tecnologias de informação, cultura e artes, serviço público e desenvolvimento de infra-estruturas. No entanto, o chefe da diplomacia angolana ressalvou que a questão da supressão de vistos de entrada nos respectivos países ainda não será tratada no quadro desta visita.
De referir que as exportações angolanas para a África do Sul, principalmente petróleo, atingiram em 2009 cerca de mil 750 milhões de dólares, enquanto as exportações sul-africanas para Angola se quedaram pelos 800 milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG