Links de Acesso

Cabo Verde: The Best of Lura


Cabo Verde, Lura - The Best of Lura (capa)
Cabo Verde, Lura - The Best of Lura (capa)

Podia ter sido bailarina ou instrutora de natação. Mas um pedido do cantor são tomense Juka, para cantar um dueto com ele, mudou-lhe o rumo da vida, para sempre.

Maria de Lurdes Assunção Pina. Dito assim é um nome que a poucos dirá alguma coisa. Mas se dissermos Lura, a maior parte do nosso auditório irá reconhecer umas das mais jovens e famosas cantoras cabo-verdianas. Isto apesar de Lura ter nascido e crescido em Lisboa. Mas as suas origens são cabo-verdianas e canta canções baseadas no que há de mais tradicional na música do arquipélago: a morna, a coladera, o funana. Há também a influência da música de onde nasceu.

Nos folhetos sobre ela diz-se que podia ter sido bailarina ou instrutora de natação. Mas um pedido do cantor são tomense Juka, para cantar um dueto com ele, mudou-lhe o rumo da vida, para sempre.

Cantou com vários nomes sonantes, Bonga, Paulo Flores, Paulinho Vieira, Tito Paris, e Cesaria Evora. Mas tambem Caetano Veloso, Djavan e Marisa Monte. 1996 foi o ano da estreia com Nha Vida, composto por ela própria. Seguem-se In Love, mas acima de tudo Di Korpu Ku Alma, M’bem di fora e Eclipse. The Best of Lura é isso mesmo algumas das melhores desta cantora com quem Ana Guedes conversou recentemente.

XS
SM
MD
LG