Links de Acesso

Candidatura de Katchiungo não é falsa - UNITA

  • Correspondentes

Isaias Samakuva.

Isaias Samakuva.

Dúvidas sobre candidatura de Pedro Katchiungo á presidência da UNITA

Um destacado dirigente da UNITA negou que a candidatura de Padro Katchiunga se destina a dar uma cobertura democrática à inevitável reeleição de Isaías Samakuva para o posto de presidente.

A UNITA vai eleger no seu congresso da próxima semana uma nova direcção e o aparecimento de José Pedro Katchiungo para discutir com Isaías Samakuva à liderança da UNITA no próximo congresso do partido está a suscitar vários comentários em alguns círculos do país.


Desconhecido entre os nomes sonantes do Galo Negro e em alguns casos entre as massas do partido, o docente universitário é visto por muitos como uma figura que servirá apenas para animar o pleito eleitoral onde se cogita que à partida, Isaías Samakuva terá o caminho livre para cumprir mais um mandado no caso o terceiro a frente da UNITA.

Na Huíla entre os delegados ao XI congresso da segunda força política do país, parece não ser este o pensamento. O secretário para a informação do Galo Negro, Angélico Manuel de Misérias, refere que Pedro Katchiungo, não fará apenas papel de figurante

Este dirigente da UNITA disse que Katchiungo já deu provas de ser um bom militante do partido e a sua candidatura reflecte “um grau de militância na UNITA”.

Ouça a reportagem do Teodoro Albano .



A UNITA tem estado a preparar o seu congresso através de reuniões provinciais em que elegeu delegados ao congresso e candidatos aos órgãos de direcção.


No Namibe a reunião provincial aprovou também resoluções fazendo exigências ao governo entre as quais o “fim da interferência” com a comissão nacional de eleições.

Secretário provincial da UNITA

Secretário provincial da UNITA


A UNITA apelou ao governo da província a rever a situação de alguns sobas, que além do cargo de soba ou regedor, também assumem cargos partidário nos executivos Municipais e Comunais do partido no poder, com realce para o Município do Tombua, na pessoa do regedor Alberto Ramos que é igualmente segundo secretário Municipal daquele partido.


Ouça a reportagem do Armando Xicoca



Por seu turno em Malange terminou Quinta-feira á noite a reunião provincial da UNITA durante a qual foram eleitos mais de 30 delegados para o congresso.

Militantes da UNITA em Malange (Angola)

Militantes da UNITA em Malange (Angola)

A Unita disse que na provincia o número de militantes tem vindo a aumentar e que entre esses se inclui antigo smilitantes do MPLA.

Ouça a reportagem do Isaías Soares

XS
SM
MD
LG