Links de Acesso

Samakuva lança campanha para reeleição

  • Correspondentes

Samakuva lança campanha para reeleição

Samakuva lança campanha para reeleição

Militantes elegem delegados ao congresso a iniciar no dia 13

O presidente cessante da UNITA, Isaías Samakuva, lança Quarta-feira em Luanda a campanha eleitoral visando a sua reeleição no congresso que se realiza de 13 a 16 deste mês.


No sorteio eleitoral que determinou a posição de cada um no boletim de voto, o nome de Samakuva é o primeiro.

O concorrente José Pedro Katchiungo ainda não anunciou o dia do início da sua campanha, podendo fazê-lo nas próximas horas segundo garantias do seu mandatário.

A campanha dos dois contendores termina no dia doze de Dezembro, um dia antes do início do XI congresso da UNITA.

O coodernador da comissão eleitoral ,Alcides Sakala disse hoje que os últimos processos eleiorais para a liderança, com candidaturas multiplas é a expressão mais profunda do seu partido para Angola.

Os candidatos, Isaías Samakuva e Pedro Kactiungo, vão realizar um primeiro debate esta sexta-feira no programa Angola fala só da Voz da América. Nos dias seguintes, será a vez da TPA e da Rádio Nacional e da TV Zimbo.

Está ainda marcado um último debate na presença do delegados ao congresso no decorrer da conferência provincial de Luanda prevista para sabado.

Ouça a reportagem do Venâncio Rodrigues



REUNIÕES A NÍVEL PROVINCIAL


Como preparativo para o Congresso a UNITA tem estado a levar a cabo reuniões a nível provincial onde os militantes têm escolhido delegados ao congresso.

Na Huíla a UNITA já definiu as propostas a serem levadas ao congresso.

Questões relativas a reconciliação nacional que carece de consolidação e algumas irregularidades detectadas no processo de actualização do registo eleitoral são para o galo negro na região, aspectos que
deverão merecer a análise dos congressistas durante a reunião.

A Huíla vai-se fazer representar no XI congresso da UNITA com 50 delegados
e sete novos membros para a comissão política todos eleitos em conferência provincial.

Carlos Fontoura, deputado da UNITA

Carlos Fontoura, deputado da UNITA



O Secretário para a Informação provincial da UNITA negou que os delegados estejam sob ordem para votarem por um dos candidatos.

“Ninguém vai orientado para escolher ninguém, cada um vai analisar aquilo que é o engajamento de cada um, vai olhando paraquilo que é a UNITA hoje. A UNITA hoje é o resultado de conjugação de esforços dos seus dirigentes," disse acrescentando que "a UNITA precisa de sangue novo, a UNITA precisa de outras forças que possam lhe dar um impulso para poder
avançar”.

Ouça a reportagem do Teodoro Albano




UNITA e MPLA NAMORAM NO NAMIBE

A reunião provincial da UNITA no Namibe constituiu uma oportunidade para os dois partidos se elogiarem pela tolerância que têm demonstrado nesta província.


A democracia angolana deu mais um passo em prol da convivência politica prática e reconciliação, disse o deputado da bancada parlamentar da UNITA Carlos Fontoura, ao comentar a presença de vários dirigentes locais do MPLA na reunião provincial da UNITA.

Amérlia Judite, secretária da UNITA na Huíla

Amérlia Judite, secretária da UNITA na Huíla


Presentes estiveram a Vice-governadora Maria dos Anjos Mahove, o administrador Municipal Armando Valente, o 2º secretário provincial do MPLA Carlos da Rocha “Caito” e ainda outras representações partidárias e da sociedade civil.

Fontoura diz estar surpreendido pela positiva, com este gesto que na sua opinião propícia haver boas relações político-partidárias na província do Namie, o que, segundo disse é um bom exemplo da convivência democrática que se pretende em Angola.


A vice-governadora Maria dos Anjos Mahove, disse a voz de América que o governo da província do Namibe trabalha na harmonização e pacificação entre todos os namibenses.


"Ninguém é inimigo de ninguém," disse ela enquanto o Administrador do Município do Namibe Armando Valente, afirmou que as criticas da oposição têm contribuído no equilíbrio para boa governação.


Ouça a reportagem do Armando Chicoca




Na p+rovincia do Kwanza sul a UNTA tambem esteve reunida para escolher os seu delegados ao Congresso.


Pode ouvir aqui a reportagem do Mateus Júnior

XS
SM
MD
LG