Links de Acesso

Wikileaks: Julian Assange está sob mandado de captura internacional


Fundador do Wikileaks, Julian Assange. Londres 10 de Outubro 2010
Fundador do Wikileaks, Julian Assange. Londres 10 de Outubro 2010

Coincidência ou não, a justiça sueca quer caçar o responsável pelas publicações de cabos diplomaticos americanos

Washington, 02 Dez - Uma campanha internacional de caça ao homem está em curso, contra o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, que coincidentemente é acusado pela justiça sueca por agressão e violação sexual.

Assange é o homem que está por detrás das recentes publicações das correspondências diplomáticas americanas, e as notícias indicam que ele encontra-se algures no Reino Unido.

A imprensa inglesa divulgou hoje que as autoridades têm conhecimento que Julian Assange está escondido na região sudeste do país. Os jornais informam que o australiano de 39 anos, forneceu aos serviços competentes a sua morada e o seu número de telefone, quando chegou ao Reino Unido no passado mês de Outubro.

O seu advogado inglês, Mark Stephens, disse ontem a CNN que a polícia inglesa sabe da localização exacta do seu constituinte.

As autoridades inglesas dizem entretanto, estarem a espera que a Suécia volte a emitir o mandado de captura internacional inicialmente invalidado por causa de erros de procedimento. A justiça sueca disse, por seu lado, que o novo documento deverá ser emitido a qualquer momento.

Julian Assange já tinha sido alvo de um mandado de captura internacional no passado mês de Agosto quando os procuradores suecos o intimaram para a uma queixa de agressão e violação sexual, mas o seu advogado diz que Assange está a ser perseguido e não processado pela justiça.

O advogado de Assange na Suécia, Björn Hurtig disse por seu lado que vai contestar toda e qualquer medida visando a sua extradição para Estocolmo.

Hurtig recusou entretanto, em dizer onde se encontra o seu cliente.

Julian Assange que está na origem das recentes publicações dos cabos diplomáticos americanos, poderá responder igualmente por queixas a ser movidas pelos Estados Unidos. Por enquanto tudo parece ser uma coincidência.

A Interpol acaba de o colocar na sua lista de indivíduos mais procurados no mundo pela polícia.

XS
SM
MD
LG