Links de Acesso

Moçambique: Produtividade agrícola chave do fim da pobreza


An airplane is seen agains the moon in its waxing gibbous phase in the sky over Hoboken, New Jersey, USA, June 19, 2013. On Sunday, June 23, a perigee moon will coincide with a full moon when it will pass by the earth at its closest point.
An airplane is seen agains the moon in its waxing gibbous phase in the sky over Hoboken, New Jersey, USA, June 19, 2013. On Sunday, June 23, a perigee moon will coincide with a full moon when it will pass by the earth at its closest point.

Esmagadora maioria da população vive da agricultura que no entanto contribui apenas 25% do PIB

Resolver o problema da produtividade da agricultura e melhorar as infra-estruturas são aspectos críticos para a redução da pobreza em Moçambique, revela um estudo feito em Moçambique para a Agência de deDesenvolvimento Internacional dos Estados Unidos, USAID.

O estudo faz notar que Moçambique alcançou grandes avanços no combate à pobreza entre os anos de 1996/97 e 2002/2003. Nesse período a pobreza foi reduzida de 69,4% da população para 54%.

Contudo desde então a pobreza encontra-se estagnada em cerca de 55 or cento.

Isto porque, diz o estudo, três quartos da população moçambicana tem os seus rendimentos gerados na agricultura e a produtividade média deste sector não mudou.

Com efeito dados indicam que a agricultura representa cerca de 23% do produto interno bruto enquanto 75% da população está virada para o sector.

“Sem aumentos e em particular significativos da produtividade da agricultura a redução da pobreza será um desafio gigantesco se não mesmo impossível,” diz o documento elaborado pelo Programa de Apoio para o Desenvolvimento Económico e Empresarial conhecido pela sigla inglesa SPEED.

A melhoria do ambiente de negócios para estimular o crescimento de negócios é tambem tido como um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento de Moçambique.

Em 2007 a população activa de Moçambique era de 10,6 milhões mil pessoas mas o emprego formal nãa chega a 900.000 pessoas.

Apesar do sector privado formal ser já duas vezes maior do que o governo esse sector faz face ainda a sérios impedimentos determinados por um ambiente de negocios “complicado, burocratico e impeditivo”.

Para além do aumento da produtividade da agricultura e da melhoria do ambiente de negócios, o estudo recomenda ainda a maximização de receitas, gestão e qualidade de despesa publica e estimular maior valor acrescentado dos recursos a serem explorados.

No que diz respeito a esta última questão o estudo explica que a procura consistente de transformação em Moçambique irá provocar o desenvolvimento de empresas, emprego e produção de produtos, diz o estudo titulado Desafios da Economia Moçambicana.

XS
SM
MD
LG