Links de Acesso

Europa envia forças para África


Europa envia forças para África
Europa envia forças para África

Polícias e "peritos em segurança" vão ser enviados para países africanos.

A União Europeia planeia enviar agentes da polícia e peritos em questões de segurança para a faixa sul do deserto do Sahara para ajudar os governos locais a combaterem a crescente ameaça da Al Qaida.

A Al Qaida no Maghreb Islamico, conhecida pelas siglas AQIM, teve as suas origens na Argélia mas expandiu-se para o Mali, Niger e Mauritânia.

Ao anunciar o envio daqueles agentes e peritos, o Ministro dos Negócios Estangeiros Britânico William Hague disse que a instabildiade que poderá ocorrer na região do Sahel poderá ter efeitos destabilizadores nos países do norte de África e na região do Golfo da Guiné constituindo o “uma ameaça” á segurança do seu país.

Na passada Sexta-feira a Al Qaida no Maghreb Islâmico raptou um grupo de estrangeiros na cidade de Timbuktu no Mali incluindo sul africanos, suecos e holandeses.

A Grã Bretanha disse estar a trabalhar com a França e outros estados europeus para desenvolver uma política efectiva de segurança e desenvolvimento no Sahel.
.
Começaram já a ser efectuados planos para uma missão da União e Europeia no Sahel que vai estar centrada em questões de policiamento, segurança, infra-estruturas e desenvolvimento, disse Hague.


A Grã Bretanha está a co-financiar uma base militar e da polícia na fronteira do Mali com a Argélia bem como treino de emergência no Mali e Níger

XS
SM
MD
LG