Links de Acesso

CPLP quer força conjunta de manutenção de paz


Iraqi citizens are searched before casting their votes during the country's provincial elections in Fallujah, June 20, 2013. 
Iraqi citizens are searched before casting their votes during the country's provincial elections in Fallujah, June 20, 2013. 

Os ministros da Defesa da CPLP debateram um conjunto de questões com realce para a necessidade da criação de uma força conjunta de manutenção de paz da comunidade.

Terminou hoje na ilha turística do Sal, a reunião dos ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

Nesta reunião os ministros da Defesa da CPLP debateram um conjunto de questões com realce para a necessidade da criação de uma força conjunta de manutenção de paz da comunidade. A questão da segurança dos estados foi outro tema que mereceu destaque na reunião que decorreu desde ontem, na cidade de Santa Maria na ilha do Sal.

Neste particular, o presidente cessante das reuniões e ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, manifestou alguma preocupação do Atlântico Sul passar a ser um ponto de armamento nuclear, daí a necessidade de se reforçar a segurança.

O ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, disse que durante a reunião, a Guiné-Bissau mereceu especial atenção, já que está em curso o processo da reforma do sector da defesa e segurança, daí a Guiné precisar do apoio dos demais membros da CPLP.

A formação é outro aspecto ressalvado pelo ministro da Defesa cabo-verdiano. Nessa vertente, Jorge Tolentino falou do projecto de transformação do centro de instrução militar do Morro Branco situado na ilha de São Vicente, num centro de excelência da CPLP.

A saúde militar e a construção de um hospital em Moçambique foram outros pontos em agenda, na reunião dos ministros da Defesa da CPLP, cujos trabalhos terminaram na ilha do Sal.

XS
SM
MD
LG