Links de Acesso

Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima

  • Paulo Oliveira

Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima

Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima

São reduzidas as expectativas quanto a resultados concretos na conferência sobre alteração climática que decorre no México, após os dirigentes mundiais não terem, o ano passado, chegado a acordo sobre um tratado legalmente vinculativo para limitar as emissões de gases de efeito de estufa.

A conferencia decorre num hotel que fica frente a algumas das mais bonitas praias de areai branca que existem no mundo.

Todavia, a maioria dos turistas não se encontram preocupados quanto à realização da conferência – já que se encontram ali pelo sol e pelas areias.

Os delegados e os representantes das organizações não governamentais passam a maior parte do tempo dentro das salas de reunião, centrando as atenções naquilo que acreditam serem um esforço para salvar o planeta das consequências nefastas do aquecimento global.

Uma das áreas onde é muito possível que se registem avanços é no programa para combater a desflorestação, denominado REDD, uma sigla que significa Reduzir as Emissões Provocadas pela Desflorestação e a Degradação.

As florestas são importantes por absorverem o dióxido de carbono da atmosfera e ajudarem a arrefecer o planeta.

Vários grupos que trabalham para facilitar um acordo sobre este tema tem estado reunidos para elaborar um plano para custear os 38 mil milhões de dólares a concederem pelas nações desenvolvidas para apoio a preservação da floresta nas nações pobres.

Tal projecto irá exigir um mecanismo internacional para garantir a transparência e a eficácia.

Carole Saint-Laurent da União Internacional para a Conservação da Natureza, ser possível um acordo no decurso da conferência.

Saint-Laurent sublinha que a transferência das verbas de um tal montante para as nações pobres só pode funcionar se existir um acordo viável.

Sued Mahmood Nasir, um delegado paquistanês, refere que o desastre ocorrido no seu país convenceu muitas pessoas da necessidade urgente de confrontar o aquecimento global.

Nasir acentua ser essencial que o Paquistão aplique o programa REDD por permitir um mecanismo de mercado para contrapor aos lucros auferidos por aqueles que cortam as florestas para a produção de madeira.

Existem igualmente actividades para as crianças na Aldeia da Alteração Climática, onde existem exibições educativas e actividades que ajudam as crianças a familiarizarem-se com os assuntos principais da conferência.

XS
SM
MD
LG