Links de Acesso

Professores angolanos reunem-se no Namibe


Professores angolanos reunem-se no Namibe
Professores angolanos reunem-se no Namibe

Alfabetizar para combater a fome e a pobreza foi o lema das comemorações do dia do educador na província angolana do Namibe.

Alfabetizar para combater a fome e a pobreza foi o lema das comemorações do dia do educador na província angolana do Namibe.

Na ocasião, a Associação dos Professores de Angola exigiu da classe docente, competência para a credibilização do programa de reforma educativa em curso no pais.

Na mensagem de felicitação aos professores filiados na província o presidente daquela associação, Benedito Sayachika fez saber que o professor continua a ser a figura de referência da mudança de mentalidade do angolano. Por isso, sublinhou o professor deve exercer com sagacidade o seu nobre papel, nos moldes das novas exigências do país.« O novo perfil do professor, não basta a boa preparação cientifica e o domínio das técnica sociopedagógicas, pois, a humildade, a tolerância, a verdade e a justiça, deve nortear o professor do novo tipo que se pretende em Angola”, disse ele.

Benedito Sayachika, também lançou um repto aos país e encarregados de educação, recordando-lhes o papel que lhes é reservado na sociedade. «É importante que os país ou encarregados de educação assumam a sua responsabilidade, no acompanhamento dos seus educandos, na sua consciencialização para a conservação do património público, amor, respeito ao próximo e dedicação ao estudo. Assim, estariam a glorificar o vosso sacrifício para o bem estar que se pretende, parabéns a todos educadores angolanos, alfabetização em paz, alfabetizar para combater a fome e a pobreza, muito obrigado senhor educadores», reiterou.

No ponto mais alto da cerimonia, o Inspector chefe escolar da Direcção provincial da educação, Feliciano Agostinho Chimbundo, que representou o governo da província do Namibe, disse aos presentes que, não haverá erradicação da fome e pobreza em Angola, se a escola não assumir o seu verdadeiro papel junto das comunidades.

Ouça a reportagem do Armando Chicoca.

XS
SM
MD
LG