Links de Acesso

Honoris Causa para Luísa Diogo

  • Francisco Júnior

Honoris Causa para Luísa Diogo

Honoris Causa para Luísa Diogo

Washington, 25 de Novembro de 2010

Tem 52 anos.

Em 2004 chegou mesmo a ser considerada, pela revista norte-americana Times, como uma das cem personalidades mais influentes do mundo, e, pela Forbes, em 2005 e nos três anos seguintes, como uma das cem mulheres mais poderosas do planeta.

Economista de profissão, Luísa Diogo começou por ingressar no Ministério Moçambicano das Finanças como técnica, mas a sua progressão foi rápida, chegando a ocupar o cargo de Directora Nacional do Orçamento, Vice-Ministra, depois Ministra do Plano e Finanças e, em 2004, Primeira-Ministra, cargo ao qual foi reconduzida em 2005, tendo cessado funções em 2009.

Luísa Diogo, que já trabalhou nos escritórios do Banco Mundial, em Maputo, é agora deputada da bancada parlamentar da Frelimo, partido que está no poder e de cuja Comissão Política ela é membro.

Este ano, e por causa do seu desempenho profissional, e do seu prestígio, Diogo foi escolhida para integrar um grupo de vinte outras personalidades mundiais que constituem um Painél de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, criado e lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

E, ainda este ano, em Julho, Luisa Diogo foi igualmente noemada Conselheira da Comissão da União Africana para questões relacionadas com a paz e segurança, no continente.

E, 2010, parece ser um ano de muito sucesso para a antiga dama de ferro de Moçambique.

Nesta quinta-feira, ela foi homenageada, na capital britânica.

XS
SM
MD
LG