Links de Acesso

Honoris Causa para Luísa Diogo


Honoris Causa para Luísa Diogo
Honoris Causa para Luísa Diogo

Washington, 25 de Novembro de 2010

Tem 52 anos.

Em 2004 chegou mesmo a ser considerada, pela revista norte-americana Times, como uma das cem personalidades mais influentes do mundo, e, pela Forbes, em 2005 e nos três anos seguintes, como uma das cem mulheres mais poderosas do planeta.

Economista de profissão, Luísa Diogo começou por ingressar no Ministério Moçambicano das Finanças como técnica, mas a sua progressão foi rápida, chegando a ocupar o cargo de Directora Nacional do Orçamento, Vice-Ministra, depois Ministra do Plano e Finanças e, em 2004, Primeira-Ministra, cargo ao qual foi reconduzida em 2005, tendo cessado funções em 2009.

Luísa Diogo, que já trabalhou nos escritórios do Banco Mundial, em Maputo, é agora deputada da bancada parlamentar da Frelimo, partido que está no poder e de cuja Comissão Política ela é membro.

Este ano, e por causa do seu desempenho profissional, e do seu prestígio, Diogo foi escolhida para integrar um grupo de vinte outras personalidades mundiais que constituem um Painél de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, criado e lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

E, ainda este ano, em Julho, Luisa Diogo foi igualmente noemada Conselheira da Comissão da União Africana para questões relacionadas com a paz e segurança, no continente.

E, 2010, parece ser um ano de muito sucesso para a antiga dama de ferro de Moçambique.

Nesta quinta-feira, ela foi homenageada, na capital britânica.

XS
SM
MD
LG