Links de Acesso

Egipto: Militares nomeiam 1º ministro à revelia dos manifestantes


Egipto: Militares nomeiam 1º ministro à revelia dos manifestantes
Egipto: Militares nomeiam 1º ministro à revelia dos manifestantes

Dezenas de milhar de manifestantes continuam concentrados na Praça Tahrir no Cairo exigindo o termo imediato da liderança militar.

A junta militar egipcia nomeou o ex-primeiro-ministro Kamal el-Ganzouri para chefiar o novo governo interino.

Contudo dezenas de milhar de manifestantes continuam concentrados na Praça Tahrir no Cairo exigindo o termo imediato da liderança militar.

Os manifestantes voltaram a concentrar-se hoje na praça principal da capital egipcia empunhando cartazes e entoando slogans poucas horas depois da junta militar ter anunciado a escolha de Kamal el-Ganzouri para o cargo de primeiro-ministro.

Aquela personalidade já tinha ocupado o posto durante o mandato do antigo presidente Hosni Mubarak afastado do poder em Fevereiro passado na sequência de uma vaga de manifestações populares.

Uma manifestante de vinte e poucos anos de idade, fez eco das exigências da multidão e do seu desapontamento por causa da nomeação daquele politico da velha guarda para chefiar o governo interino afirmando à VOA que a multidão vai continuar na Praça Tahrir exigindo que os jovens tenham um maior protagonismo.
Acrescentou que a nomeção de Ganzouri constituia um insulto.

A televisão egipcia transmitiu as imagens de Ganzouri aceitando a nomeação do marechal Mohammed Hussein Tantawi. Ganzouri afirmou pouco depois que lhe tinha sido dada total autoridade para lidar com a crise no país e que tentaria formar um governo inclusivo.

Ganzouri acrescentou que necessitava de mais tempo para formar um governo representativo dos vários sectores da sociedade egipcia.

Ganzouri que foi primeiro-ministro de 1996 até 1999 deverá governar o país até Janeiro próximo quando o novo Parlamento se reunir pela primeira vez.

Um jovem activista na Praça Tahrir afirmou à VOA que os manifestantes pretendem uma personalidade mais forte e mais independente para liderar o governo interino. Segundo ele, os manifestantes querem que o novo governo seja composto de lideres capazes de fazerem frente à junta militar.

XS
SM
MD
LG