Links de Acesso

Congresso: Impostos e Tratado Nuclear Dominam Sessão Final


Congresso: Impostos e Tratado Nuclear Dominam Sessão Final
Congresso: Impostos e Tratado Nuclear Dominam Sessão Final

O Congresso americano, dominado pelo partido democrático, deu hoje inicio à sua última sessão deste ano. Em Janeiro tomará posse a nova legislatura que contará com uma maioria republicana na Câmara dos Representantes.

O Congresso americano, dominado pelo partido democrático, deu hoje inicio à sua última sessão deste ano. Em Janeiro tomará posse a nova legislatura saída das eleições do princípio de Novembro e que contará com uma maioria republicana na Câmara dos Representantes. Mesmo assim o actual Congresso deverá pronunciar-se ainda, até ao fim do ano, sobre várias questões importantes.
Entre os assuntos que deverão ser abordados contam-se a prorrogação das isenções fiscais do tempo do antigo presidente George W. Bush e a ratificação pelo Senado de um novo tratado sobre armamentos nucleares com a Rússia.
Esta sessão é a última hipótese dos legisladores que foram derrotados nas eleições deste mês de fazerem avançar as suas agendas. De facto, o novo Congresso toma posse já em Janeiro com uma maioria democrática menos alargada no Senado e uma Câmara dos Representantes com maioria republicana.
O presidente Barack Obama afirmou entretanto que estava bastante optimista em relação à aprovação pelo Senado do tratado nuclear com a Rússia. No regresso do seu périplo asiático, Obama acrescentou que a medida desfrutava de forte apoio bipartidário.
No entanto os republicanos manifestaram a sua apreensão acerca da limitação do sistema de defesa americano afirmando que o arsenal nuclear nacional precisa de ser modernizado.
O tratado prevê a redução dos arsenais nucleares russo e americano em cerca de um terço.
Para além da questão nuclear o Congresso deverá igualmente pronunciar-se sobre a prorrogação das isenções fiscais decididas pela anterior administração republicana de George W. Bush e que deveriam terminar este ano. Tanto o presidente Obama como os legisladores democratas concordam com a necessidade de manter os impostos mais baixos para a classe média, mas, contrariamente aos republicanos defendem que os americanos mais ricos devem pagar mais impostos.

XS
SM
MD
LG