Links de Acesso

Benguela: JMPLA queixa-se de falta de liberdade de expressão


Benguela: JMPLA queixa-se de falta de liberdade de expressão
Benguela: JMPLA queixa-se de falta de liberdade de expressão

Membros da organização juvenil do partido no poder em Angola estão emrebelião em Benguela.

Os membros da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola ,JMPLA, ameaçam realizar uma manifestação violenta contra a falta de liberdade de expressão no seio do partido no poder.


Em carta ao primeiro secretário provincial do MPLA em Benguela, Armando da Cruz Neto, os protestantes avisam que irão sair às ruas no próximo dia 10 de Dezembro, data da fundação do MPLA, acompanhados de instrumentos perigosos para se defenderem contra uma eventual repressão policial.


Na missiva a que "Voz da América" teve acesso, os jovens avisam que irão boicotar as eleições no município da Catumbela e acusam alguns dirigentes daquela formação partidária de estarem a limitar os espaços de recreação da juventude da municipalidade.


Ameaçam ainda esfaquear e espancar todo jovem que exibir "t-shirts" ou qualquer outro material de propaganda da JMPLA durante os protestos na Catumbela, caso a direcção do partido não resolva o conflito que opõe aquela organização juvenil e o próprio MPLA.


A marcha de protesto, segundo a fonte, irá terminar com um acto político onde os jovens, dizem que irão fazer uma declaração de abandono das fileiras daquela força política.


Refira-se que inicialmente os protestos estavam planeados para o passado dia 11 de Novembro a partir das 24 horas mas por razoes ainda desconhecidas elas não aconteceram na data planeada.


Contudo, os reivindicadores mostram-se dispostos em se manifestarem no próximo mês. “JMPLA Esperança Para Um Futuro Pior” é um dos slogans que os manifestantes pretendem usar durante os protestos.


A VOA tentou, sem sucesso, ouvir as autoridades locais em Benguela mas esforços estão sendo feitos para se obter uma reacção da polícia e do partido no poder.

XS
SM
MD
LG