Links de Acesso

UNITA cancela manifestações do fim-de-semana

  • Venâncio Rodrigues

UNITA cancela manifestações do fim-de-semana

UNITA cancela manifestações do fim-de-semana

Protestos estavam programados para todo o país para exigir comissão eleitoral independente

A UNITA cancelou manifestações à escala nacional em Angola, para protestar contra o pacote de leis eleitorais apresentadas ao parlamento pelo partido no poder, o MPLA.

As manifestações através do país haviam sido convocada para sábado depois dos partidos da oposição terem abandonado os debates sobre as leis eleitorais impedindo o seu debate e aprovação na Assembleia Nacional.

O secretário-geral da UNITA, Abílio Camalata Numa, disse que a decisão de cancelar as manifestações foi tomada após o seu partido ter recebido informação de que o MPLA havia retirado da mesa dos debates as suas propostas. Ouça a reportagem do Venâncio Rodrigues com declarações de Camalata Numa.



O MPLA confirmou que está a elaborar um novo calendário para discussão do pacote eleitoral.
Ouça a reportagem de Agostinho Gayeta com intervenções de deputados de vários partidos.


A UNITA, PRS e a FNLA retiraram-se do debate por alegadas violações da Constituição da República.

Um porta-voz dos parlamentares destes partidos disse contudo que estes estão agora dispostos a regressar ao debate desde que "seja respeitado o espírito de concertação".

De acordo com Ngola Kabango a oposição quer debater leis transparentes e democráticas e ver bem definidas às competências da Comissão Nacional Eleitoral para um processo eleitoral livre e democrático.

Ouça a reportagem de Faustino Diogo

XS
SM
MD
LG