Links de Acesso

Oposição abandona debate parlamentar do pacote eleitoral

  • Venâncio Rodrigues

Praça da Independência, em Luanda

Praça da Independência, em Luanda

MPLA acusa oposição de d"desrespeito" pela legislatura

Deputados da UNITA, do PRS e da FNLA abandonaram, quarta-feira, a sessão parlamentar que discutia o pacote legislativo eleitoral na especialidade, originando a suspensão dos debates e à aprovação dos diplomas.

Os parlamentares justificaram a sua atitude com o argumento de que as novas propostas de alteração, às leis que suportam as eleições em Angola, não tiveram em conta as contribuições da oposição.

Aparentemente, o principal ponto de discórdia, entre o partido que detêm a maioria parlamentar, MPLA, e a oposição, tem a ver com a definição das tarefas que devem ser executadas pela Comissão Nacional Eleitoral e pelo Governo.

Esta semana, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, desdramatizou as inquietações da oposição sobre uma alegada fraude eleitoral pelo Governo que seria engendrada a partir da contagem electrónica dos votos .

“A contagem dos votos é feita a partir das mesas de voto e é manual e não é electrónico e estão lá os fiscais dos partidos e da sociedade civil como observadores”.

Por força deste abandono dos deputados da oposição, um novo calendário deverá ser elaborado para a discussão desse pacote, que irá definir como serão as eleições legislativas em Angola.

O deputado do MPLA, João Pinto, disse ter havido uma clara atitude de desrespeito para com a presidência da sessão e que a oposição deve aprender que não é retirando-se da sessão que vai convencer o eleitorado.

XS
SM
MD
LG