Links de Acesso

Patrice Trovoada diz que cumpriu objectivos da visita aos EUA


Patrice Trovoada, Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe (Arquivo)
Patrice Trovoada, Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe (Arquivo)

Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe apresentou ao Banco Mundial e FMI a visão de desenvolvimento do país no contexto regional

O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe qualificou de positivo o balanço dos encontros tidos no Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e com o governo americano, no final da sua visita de 3 dias à Washington.

Patrice Trovoada disse que a visão do seu governo para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe como uma plataforma de comércio e de serviços na região do Golfo da Guiné, foi bem acolhida pelo grupo do Banco Mundial e do FMI.

O governo santomense tem em carteira uma série de projectos reestruturantes com destaque a construção de um porto em águas profundas e o alargamento do aeroporto internacional de São Tomé, e anda a procura de financiamentos.

Quanto as reuniões no Departamento do Estado o primeiro-ministro santomense disse que da parte do seu país já foram concluídas as reformas que visam o acesso aos fundos do Millennium Challange Corporation - MCC. Trovada adiantou que uma equipa de avaliação do MCC deverá visitar brevemente o arquipélago e que a última decisão só será conhecida após as conclusões da reunião em Dezembro da direcção deste organismo do governo americano.

O primeiro-ministro santomense reagiu também ao movimento de greve na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, tendo afirmado que as partes devem fazer prova de realismo e abertura durante as negociações.

Ouça o integral da entrevista com Patrice Trovoada atrávés do segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG