Links de Acesso

Presidente Obama Procura Compromisso Após Vitória Republicana


Presidente Obama Procura Compromisso Após Vitória Republicana
Presidente Obama Procura Compromisso Após Vitória Republicana

O presidente Barack Obama afirmou que vai procurar um caminho comum com os republicanos, um dia depois do partido da oposição ter infligido uma derrota pesada aos democratas nas eleições intercalares para o Congresso.

Obama classificou a vitória dos republicanos nas eleições de terça-feira como uma pesada derrota sem apelo nem agravo. Os republicanos obtiveram maioria na Câmara dos Representantes e tiveram ganhos no Senado. O novo Congresso dos Estados Unidos inicia as suas funções em Janeiro.

Numa conferência de imprensa na Casa Branca, o presidente Obama disse que os americanos estão claramente frustrados com o passo para a criação de empregos e crescimento económico.

Obama reconheceu que será difícil prosseguir com a sua agenda sem o apoio dos republicanos e disse que esta prontos para ouvir ideias dos republicanos sobre como estimular o crescimento económico e a economia. Mas acrescentou que a redução de impostos somente não será suficiente para criar o tipo de expansão que a América precisa.

Prometeu trabalhar duramente para alcançar um consenso entre ambos os partidos para que as coisas andem em Washington. O presidente afirmou que os americanos não querem lideres políticos a passarem os próximos dois anos digladiando lutas políticas dos dois últimos anos.

O presidente Obama disse também que os líderes políticos em Washington devem prometer aos americanos que irão trabalhar conjuntamente em assuntos importantes tais como a criação de empregos, segurança, energia limpa, educação e investimento tecnológico.

Obama admitiu que muitos americanos consideraram a sua política em lidar com os bancos, a indústria automóvel e a recuperação económica como um potencial exagero da parte do governo. Disse que as decisões foram tomadas dada a emergência da situação, uma vez que aquelas instituições estavam a beira do colapso e a economia do país estava deslizar em direcção a uma segunda Grande Depressão.

O presidente Obama disse também que deve equilibrar melhor a necessidade de regular as empresas com a necessidade de proteger os consumidores. Queria tornar claro que a mais importante coisa que Washington deve fazer e fortalecer e encorajar o sector empresarial e garantir que as firmas contratem novos empregados.

XS
SM
MD
LG