Links de Acesso

Angola vai expandir extracção de minérios


Angola vai expandir extracção de minérios
Angola vai expandir extracção de minérios

Ferro, cobre, fosfatos e ouro vão ser explorados

O governo angolano planeia expandir a extracção de minerios até agora "esquecidos" a favor do petroleo e diamantes, revelou em Malange o ministro da Geologia e Minas Joaquim David.

A decisão faz parte do Plano Executivo para a industrialização do país, disse Joaquim David.

O governante discursava no encerramento do primeiro encontro metodológico do sector que reuniu no Instituto Médio Agrário de Malanje, os secretários de Estado da Geologia e Minas e da Indústria, directores nacionais e equiparados e provinciais, chefes de departamentos e convidados.

“Sentimos que já nos próximos anos teremos a ocasião de ver actividade de exploração no domínio do ferro, no domínio do cobre, no domínio dos fosfatos, ouro," disse o ministro acrescentando prever tambem "maior participação das populações locais, através da actividade artesanal, fundamentalmente no domínio dos diamantes”.

No encontro que foram abordados entre outros temas a legislação e procedimentos aplicáveis ao sector mineiro e indústrial, com particularidade para o novo Código Mineiro que entra em vigor em finais de Dezembro próximo, as normas e procedimentos do licenciamento e cadastro mineiro e as obrigações tributáris, o titular da pasta confirmou a criação de condições para a realização de pesquizas geo-físicas sobre o potencial mineiro nacional.

“Estamos a tentar levar acabo um estudo geo-físico com aquisição de dados, através de meios aéreos de formas a conhecermos melhor o potencial do país," disse.

XS
SM
MD
LG