Links de Acesso

População mundial atingiu 7 mil milhões de pessoas


População mundial atinge os 7 mil milhões de habitantes, a India (foto) e a China representam 37 por cento da população planetária
População mundial atinge os 7 mil milhões de habitantes, a India (foto) e a China representam 37 por cento da população planetária

Nações Unidas assinalam o crescimento exponencial da população planetária sob receios de falta de comida e emprego

As Nações Unidas indicaram que a população mundial atingiu os 7 mil milhões de habitantes, segunda-feira, entre celebrações e preocupações acerca do impacto do crescente número dos residentes da terra e dos recursos à sua disposição.

Apesar de ser impossível indicar exactamente o bebé ao qual se possa atribuir a honrosa distinção da história mundial, as Filipinas parecem ter sido o primeiro país a declarar publicamente o simbólico acontecimento. Danica May Camacho veio ao mundo pouco antes da meia noite do domingo, num hospital de Manila.

O evento é celebrado por todo o planeta com cerimónias assinalando o nascimento de bebes que simbolizam esse marco histórico.

Como já tinha sido previsto há vários meses, a população mundial atingiu os 7 mil milhões de seres humanos hoje dia 31 de Outubro, e contrariamente ao que tinha sido feito em 1999 para assinalar o nascimento do habitante seis mil milhões, as Nações Unidas decidiram desta vez não publicitar e nem escolher previamente um dos recém-nascidos do dia.

Consciente de vários nascimentos de bebes hoje, apontar a criança numero 7 mil milhões seria submeter-se a um difícil exercício cujos cálculos não seriam no entanto menos aproximativos dos dados estatísticos do Fundo das Nações Unidas para a População – FNUAP.

Demógrafos das Nações Unidas apontaram o 31 de Outubro de 2011 como data provável dos 7 mil milhões de pessoas no mundo, isto apesar de não poder precisar a hora exacta deste feito simbólico. Especialistas americanos que recorreram a outros métodos de cálculos afirmam que este número só será atingido em Março do próximo ano, e ali também sem a precisão exacta da data e hora.

Vários países estão assinalando o evento, tanto mais que representantes da ONU nas Filipinas decidiram visitar os pais de Danica May Camacho nascida no dia 30 de Outubro, dois minutos antes da meia-noite. Ainda que simbólica, esta designação vai lhe garantir uma bolsa de estudos assim como de um subsídio financeiro aos pais, pagos pelas Nações Unidas.

Hoje segunda-feira, outros países entre eles a Índia e a Rússia, anunciaram terem sido o país de nascimento da criança 7 mil milhões no seu território.

Seja como for, o dia permitiu trazer a abordagem a questão da demografia mundial. O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon tem previsto para hoje uma conferência de imprensa para assinalar o dia e evocar os grandes desafios do crescimento populacional no mundo. Preocupações que tem a ver com a alimentação o emprego e etc serão analisadas.

As Nações Unidas estimam que em 2050 a população mundial será de 9,3 mil milhões de pessoas e de 10,1 mil milhões no final deste século.

XS
SM
MD
LG