Links de Acesso

Rapto misterioso de activista das Lundas


Jota Filipe Malaquito, da Comissão do Protectorado das Lundas
Jota Filipe Malaquito, da Comissão do Protectorado das Lundas

Rapto ocorreu no Cambulo e paradeiro do professor continua desconhecido

As autoridades administrativas na Lunda-Norte estão a ser acusadas de terem detido e a manterem em parte incerta, um cidadão de nome Afonso Muakassu professor afecto à Comissão do Manifesto que reivindica autonomia Administrativa e Financeira daquela região.

O facto ocorreu no município do Cambulo, 90 kilômetros sudeste do Dundo. Contaram testemunhas que presenciaram a ocorrência que a vítima foi interpelada pelo agente da polícia de serviço na sede da Administração, para onde se tinha dirigido para tratar de um assunto comum.

Não mais voltou a ser visto.

Este acontecimento está agitar activistas que lutam pela autonomia da região entre os quais responsáveis da Comissão do Manifesto Lunda.

Jota Filipe Malakito q disse ter escrito ao procurador provincial, dando-lhe conta desta ocorrência, sem que tenha obtido resposta até agora.

Malakito foi recentemente afastado da liderança da comissão mas mantêm ser ainda presidente da organização

Tanto o Administrador municipal Alberto Mukengue como o Secretário do MPLA Armando Chipema, são citados como autores da ordem de prisão.
A acusação é refutada pelo responsável partidário, ouvido ao telefone pela Voz da America.

"Não tenha essa informação," disse.

A acusação de rapto de um militante das Lundas surge numa altura em que as autoridades continuam a desrespeitar ordens do Tribunal Supremo que mandou em liberdade os presos deste movimento que reivindicaram autonomia Administrativa e financeira da região rica em diamantes. Apesar dessa ordem continuam na cadeia da Kakanda na Lunda Norte entre 6 a 8 pessoas, algumas das quais por falta de pagamentos de multas.

XS
SM
MD
LG