Links de Acesso

Nobel e Direitos de Autor Ensombram Relações Sino-Americanas

  • Eduardo Ferro

Nobel e Direitos de Autor Ensombram Relações Sino-Americanas

Nobel e Direitos de Autor Ensombram Relações Sino-Americanas

O Procurador-geral americano, Eric Holder salientou que persistem divergências fundamentais em relação aos direitos humanos na China.

O Procurador-geral americano, Eric Holder, afirmou que os Estados Unidos e a China estão empenhados no alargamento da cooperação sobre questões de segurança mas salientou que persistem divergências fundamentais em relação aos direitos humanos.
No prosseguimento da sua visita à China,Eric Holder afirmou que a questão de Liu Xiaobao, o dissidente chinês galardoado este ano com o prémio Nobel da paz, foi analisada acrescentando contudo que essa não foi o tema dominante das conversações.
Holder salientou que a China e os Estados Unidos estão em desacordo acerca do tratamento dispensado aquele dissidente e também sobre outras questões dos direitos humanos mas sublinhou que existe potencial para a cooperação sino-americana.
“ Esse assunto foi abordado e essa á uma área em que os Estados Unidos e a China têm desacordos fundamentais. O presidente Obama deixou bem clara a sua posição a esse respeito. Achamos que a China deve respeitar os direitos fundamentais de todos os seus cidadãos.”
Washington congratulou-se com a escolha de Liu Xiaobao para o prémio Nobel da paz e apelou a Pequim para que o libertasse da prisão onde está a cumprir uma pena de 11 anos de duração acusado de apelar para reformas politicas.
Holder afirmou que os esforços para promover o primado da lei através de conversações está actualmente num impasse.
“ Saliento a importância que os Estados Unidos dão a este assunto e apelam à reunião de peritos legais no próximo ano. O empenhamento no primado da lei posto em prática por advogados e por juízes independentes é essencial para lutar contra a corrupção e garantir uma sociedade estável e próspera.”
Holder acrescentou que os dois governos estão no entanto a encarar uma maior cooperação para lutar contra o crime transnacional, terrorismo e tráfico de drogas.
Um dos principais objectivos da visita de Eric Holder à China foi também a protecção dos direitos de autor . A China é uma das principais fontes de produção de produtos copiados ilicitamente desde programas de computadores a peças de automóveis. Essa pirataria comercial custa aos Estados Unidos milhares de milhão de dólares todos os anos. Holder afirmou a esse respeito que estava encorajado com a campanha de seis meses iniciada agora pela China para diminuir esse tipo de actividades. Confirmou igualmente a visita do presidente chinês Hu Jintao aos Estados Unidos em Janeiro próximo.

XS
SM
MD
LG