Links de Acesso

Candidatos Republicanos trocam insultos em Las Vegas

  • Paulo Oliveira

Mitt Romney, (esq) e Rick Perry em Las Vegas.

Mitt Romney, (esq) e Rick Perry em Las Vegas.

Azeda troca de palavras e insultos pessoais

O debate de terça-feira à noite dos candidatos à nomeação presidencial pelo partido Republicano foi efectuado em Las Vegas, no estado da Nevada. Embora fosse esperado que o antigo presidente de uma cadeia de pizzarias, Herman Cain, viesse a ser questionado sobre a popularidade no seio dos Republicanos, foram o antigo governador de Massachusetts Mitt Romney, e governador do Texas Rick Perry que se envolveram em azeda troca de palavras e mesmo insultos pessoais.

O debate iniciou-se com Herman Cain a defender o seu plano de reforma do código de impostos. Desde o anterior debate – o único africano americano republicano – apresenta-se no topo das sondagens, como o favorito dos Republicanos.

“Trata-se de um plano de criação de postos de trabalho, que não aumenta os impostos. Os grupos de interesse, os políticos não querem a revisão do código de impostos.”

Os outros candidatos, incluindo o governador do Texas Rick Perry, atacaram o plano de Cain por fazer os contribuintes pagarem mais.

“Não é necessária grande análise para ver que em New Hampshire, onde não existe imposto de vendas, os contribuintes vão passar a pagar.”

A maior parte do debate ficou marcada pelas palavras agrestes e por vezes os ataques pessoais entre o governador do Texas Rick Perry e o antigo governador de Massachusetts Mitt Romney sobre a imigração.

“Rick, não penso que tenha alguma vez contratado alguém ilegal. Vou ver os teus dados para poder avaliar do que estou a ser acusado”.

Romney explicou que contratara uma empresa para tratar do seu relvado que tinha imigrantes ilegais entre os seus empregados, sem que ele soubesse.

Os candidatos republicanos vão ter algumas semanas para avaliar se o diálogo agreste vai ajudar ou prejudicá-los, uma vez que o próximo debate presidencial será em Novembro próximo.

XS
SM
MD
LG