Links de Acesso

Michelle dá a mão política a Obama


Presidente Barack Obama e primeira-dama Michelle Obama em campanha eleitoral em Ohio, 17 Outubro, 2010
Presidente Barack Obama e primeira-dama Michelle Obama em campanha eleitoral em Ohio, 17 Outubro, 2010

Numa altura em que se noticia que apenas metade dos eleitores que apoiaram Barack Obama na corrida de 2008 irão votar nas eleições intercalares de 2 de Novembro, e em que se fala de que 1 em cada 4 americanos que votaram Obama estão a passar ou a considerar passarem-se para os republicanos, o casal Obama entrou na dança da campanha eleitoral na recta final. A Casa Branca quer capitalizar na boa imagem da primeira-dama.

Em jogo está a agenda Obama, a sua reforma do sistema de saúde, e o cenário político para as eleições presidenciais de 2012 e i futuro dos Estados Unidos. A avaliar por todas as sondagens e peritos, os republicanos vão ganhar alguns lugares, que lhe podem dar mesmo a maioria em ambas as câmaras do Congresso. Mas não se pode dizer que está tudo decidido.

Numa tentativa para acalmar as hostes, Barack viaja ao centro da luta acompanhado por Michelle Obama, cuja aceitação entre os americanos é mais elevada que do marido. Apesar de a primeira-dama ter-se envolvido a fundo na campanha em que levou Barack à casa Branca, ela tem trabalhado fora da luz política desde então. E o facto da sua popularidade se ter mantido elevada, faz dela um bem precioso para o marido e os democratas.

A mensagem de Michelle não se afasta daquilo que Barack diz e relembra aos eleitores - de que ele não pode concretizar as promessas feitas durante a campanha presidencial a menos que os eleitores mantenham os democratas no controle da Câmara dos Representantes e do Senado.

Ela tem apelado aos apoiantes que mostrem o mesmo entusiasmo que levou Barack Obama para a Casa Branca e muitos democratas para o Congresso. Michelle tanto faz campanha sozinha, como ao lado do marido, e assim será nestas duas semanas finais. E como diz o ditado “até ao lavar dos cestos é vindima.”

XS
SM
MD
LG