Links de Acesso

Moçambique: vendaval destrói casas e escolas no Namialo


Combóio de Nampula para Namialo
Combóio de Nampula para Namialo

Duzentas e setenta e uma residências e 19 salas de aulas ficaram destruídas na vila do Namialo, província de Nampula, na sequência de um vendaval acompanhado de chuvas fortes na noite de Domingo.

Duzentas e setenta e uma residências e 19 salas de aulas ficaram destruídas na vila de Namialo, província de Nampula na sequência de um vendável acompanhado de chuvas fortes na noite de Domingo.

O vendaval afectou principalmente os bairros do Triângulo, Mulapane e Zona do Clube. Catorze mil crianças estão neste momento a assistir aulas ao relento e 18 indivíduos estão a ser assistidos no hospital local por terem contraído ferimentos durante o incidente.

Os cidadãos entrevistados pela reportagem da VOA no local, clamam por alimentação, uma vez que perderam quase tudo o que tinham.

O governador de Nampula deslocou se ao local e in loco observou o cenário descrito por ele como sendo lamentável. Felismino Ernesto Tocoli disse que o executivo provincial vai proporcionar numa primeira fase às vítimas do vendaval materiais de construção através do Instituto de Nacional de Gestão de Calamidades.

Em relação as salas de aulas destruídas, as chefes do executivo provincial, prometeram apoios de modo que as crianças não fiquem prejudicadas, uma vez que neste período do ano aqui em Moçambique, as escolas cumprem o último trimestre caracterizada principalmente por avaliações finais.

Entretanto para evitar cenários iguais, o governo provincial do

Nampula, de acordo com Felismino Tocoli, iniciou o processo de sensibilização das populações no sentido de fortificarem a cobertura de residências, que nesta região do país é feita de plástico e capim.

XS
SM
MD
LG