Links de Acesso

Clinton sauda aniversário de Angola


Clinton sauda aniversário de Angola

Clinton sauda aniversário de Angola

Estados Unidos e Angola são "parceiros estratégicos", diz Secretária de Estado, no aniversário da independência

A secretária de estado americana, Hillary Clinton, emitiu uma declaração saudando o trigésimo sexto aniversário da independência de Angola que se celebra sexta-feira.

Clinton recordou a sua deslocação a Angola, há dois anos, afirmando ter na altura presenciado a "recuperação extrordinária e progresso económico" registados desde o fim da guerra civil.

A secretária de Estado americana disse que os Estados Unidos e Angola são agora "parceiros estratégicos" numa relação baseada "nos respeito e interesses mútuos".

Clinton reafirmou o desejo do governo dos Estados Unidos de colaborarem com Angola no fortalecimento da boa governação e promoção de mais oportunidades para todos os angolanos.

"Estamos empenhados com as nossas relações e com futuro mais brilhante para todos os angolanos," disse Clinton.

Em Angola houve apelos dos adversários na guerra civil ao respeito mútuo mas houve tambem diferentes interpretações do que foram os 36 anos de independência.

No Sumbe, o dirigente local da UNITA, Amaro Kaimana Bokelô deu uma conferência de imprensa em que apelou à consolidaçao da paz, mas fez notar que a maioria dos angolanos continua a viver na extrema pobreza culpando o partido no poder por essa situação.

Ouça a reportagem do Mateus Júnior com essas declarações.



No Namibe tambem se fez uma avaliação dos 36 anos de independência com a governadora provincial a notar os avanços alcançados.

Ouça a reportagem do Armando Chicoca

XS
SM
MD
LG