Links de Acesso

Pedro Pires galardoado com prémio Mo Ibrahim


Pedro Pires falando à "Voz da América"
Pedro Pires falando à "Voz da América"

O ex-presidente cabo-verdiano foi galardoado com prémio distinguindo dirigentes africanos que tenham promovido a boa governação.

O ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires foi hoje galardoado com o prémio Mo Ibrahim, que distingue com cerca de 5 milhões de dólares ex-chefes de estado ou de governo africanos que tenham promovido uma boa governação.

Pedro Pires, um dos obreiros da independência das antigas colónias portuguesas em África, foi primeiro-ministro de Cabo Verde entre 1975 e 1991, e presidente da República de 2001 até Setembro último quando se retirou da vida política para se dedicar a escrever as suas memórias.

A escolha de Pedro Pires coloca fim a dois anos sem a atribuição do prémio por opção do júri, composto por sete elementos.

A escolha do ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires para receber o prémio Mo Ibrahim por boa governação foi tomada por unanimidade pelo júri, que elogiou a "visão em transformar Cabo Verde num modelo de democracia, estabilidade e crescente prosperidade ".

No comunicado justificando a eleição para o prémio, destaca-se ainda o facto de ter sido durante os 10 anos sob a sua presidência que Cabo Verde se tornou no "segundo país africano a elevar-se da categoria de “menos desenvolvidos” das Nações Unidas e ganhou reconhecimento internacional “pelos feitos em termos de direitos humanos e boa governação".


XS
SM
MD
LG