Links de Acesso

Nigéria: Okah Vendeu Armas ao MEND

  • Paulo Oliveira

Nigéria: Okah Vendeu Armas ao MEND

Nigéria: Okah Vendeu Armas ao MEND

As autoridades nigerianas referem que o principal suspeito da morte de 12 pessoas nos atentados bombistas das celebrações do dia da independência é o antigo militante do Delta do Níger Henry Okah.

O principal grupo militante da Nigéria sustenta ter sido Okah que forneceu as armas, mas que não integra a liderança da organização.

Os serviços da segurança nigeriana referem existir uma diferença nítida entre os actos individuais de Henry Okah e o grupo a que pertenceu – o Movimento para Emancipação do Delta do Níger.

A porta-voz dos serviços de segurança do Estado Marilyn Ogar destaca que os nove suspeitos que se encontram detidos são associados de Okah e não do movimento MEND.

Okah encontra-se numa cadeia na África do Sul, acusado de conspirar para cometer um acto terrorista em relação com o atentado bombista de sexta-feira passada em Abuja.

O advogado de Okah Peter Krause desmente o envolvimento do seu cliente no ataque e solicitou ver o mandato que levou à sua detenção, duvidando que tenha sido emitido pelas autoridades nigerianas.

“Okah espera que a detenção e a sua acusação na África do Sul tenham sido iniciada pelas autoridades nigerianas. Não suspeitamos neste momento que o mandato de busca e captura foram provenientes da Nigéria”.

Okah foi libertado o ano passado na Nigéria num processo integrando o programa de amnistia do Delta do Níger. Daqui resta saber como se tornou no principal suspeito dos atentados bombistas do Dia da Independência.

O presidente da Associação Nacional de Estudantes da Nigéria sublinha que os problemas entre Okah e o MEND começaram quando Okah se recusou a aceitar a amnistia.

Rex Anighoro o porta-voz do comandante do MEND refere que Okah comprou armamento para o grupo mas nunca pertenceu à liderança da organização.

“Henry Okah nunca foi líder do MEND. Integrou apenas o MEND na medida em que era um comerciante de armamento. Conhecia bem aqueles que estavam na luta. Forneceu-lhes armas”.

A mesma fonte acentua que o conflito de Okah com o MEND não se resume à amnistia, mas também com a criminalidade.

XS
SM
MD
LG