Links de Acesso

Malange: População de Quirima sem água


Centro de tratamento de água de Cangandala que está avariado
Centro de tratamento de água de Cangandala que está avariado

Autoridades prometem resolução do problema

As populações do município de Quirima, 410 quilómetros a sul de Malanje, clamam por água potável e energia eléctrica.

As mulheres percorrem mais de uma dezena de quilómetros para encontrarem água potável.

O administrador municipal de Quirima, Daniel Lopes reconhece a carência da água na região e garantiu que há esforços por parte das autoridades governamentais a província de Malanje para solucionar a questão.

"Já temos um furo feito só faltam os paineis solares para poder dar água à população e não é só este furo, teremos mais furos, já programamos quatro,” disse Daniel Lopes.

É intenção da Administração Municipal de Quirima abrir mais furos, mas o orçamento não é suficiente para a aconcretização do programa para já.

Espera-se que no primeiro e segundo trimestre de 2012, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (Pip) a localidade conformada pelas comunas sede e de Sautar terá água potável para as populações.

Em relação ao fornecimento de energia eléctrica à sede municipal, Daniel Lopes disse que parte do material já se encontra na região e uma empresa foi seleccionada para materializar o processo de ligações domiciliárias.

As populações do município de Quirima são maioritariamente camponesas, dedicam-se ao cultivo de milho, feijão, batata-doce e rena, mandioca e outras culturas, assim como à caça e pesca artesanais.

XS
SM
MD
LG