Links de Acesso

Americanos Querem Governos Estaduais Mais Eficazes


Americanos Querem Governos Estaduais Mais Eficazes
Americanos Querem Governos Estaduais Mais Eficazes

Aqui nos Estados Unidos, grande parte dos 50 estados têm vindo a tentar reduzir os seus deficits reduzindo os serviços públicos, aumentando os impostos ou contraindo empréstimos.

Aqui nos Estados Unidos, grande parte dos 50 estados têm vindo a tentar reduzir os seus deficits reduzindo os serviços públicos, aumentando os impostos ou contraindo empréstimos. Segundo um estudo recentemente, abrangendo 5 importantes estados, publicado os americanos querem urgentemente governos estaduais mais sóbrios e mais eficientes.
Depois da pior recessão dos últimos 70 anos e de quedas abruptas na colecta de impostos, os governos estaduais estão a tentar equilibrar os seus orçamentos. Na Califórnia, por exemplo, os legisladores estão a tentar arranjar maneiras de acabar com um deficit de 19 mil milhões de dólares.
No ano passado numa medida destinada a reduzir as despesas, o governador Arnold Schwarzenegger obrigou os funcionários públicos a tirarem 3 dias por mês de licença sem vencimento, e, apesar da contestação dos sindicatos os tribunais decidiram que a medida era legal.
A Califórnia foi um dos 5 estados abrangidos pelo estudo juntamente com o Arizona, Florida, Illinois e Nova Iorque. Os residentes de cada um daqueles estados deparam-se com problemas semelhantes envolvendo desemprego elevado, um mercado imobiliário deprimido e uma quebra na colecta de impostos.
Susan Urahn do Pew Center afirma que os pesquisadores se depararam com respostas semelhantes nos vários estados acerca das expectativas do público. Segundo ela 4 em cada 5 inquiridos querem um governo mais pequeno e estão preocupados com o desperdício e má gestão dos recursos.
“ A verdadeira questão, afirmou ela, não é a da dimensão do governo mas sim de que modo os líderes estaduais podem demonstrar que estão a reduzir o desperdício, a tornar os seus governos mais eficazes e a maximizar os rendimentos dos impostos.”
O estudo demonstra também que os cortes nas despesas são a medida mais popular para equilibrar os orçamentos. Contudo uma maioria dos inquiridos afirma que está disposta a pagar mais impostos para preservar as escolas primárias e secundárias assim como os serviços de saúde.
Por fim o estudo conclui igualmente que os americanos não vêem com bons olhos a contracção de mais empréstimos e a consequente passagem da dívida às gerações futuras.

XS
SM
MD
LG