Links de Acesso

Um dos vencedores do Nobel da Medicina faleceu há três dias

  • Paulo Faria

Vencedores do Nobel da Medicina 2012

Vencedores do Nobel da Medicina 2012

O prémio, anunciado hoje na capital da Suécia, Estocolmo, galardoou Bruce Beutler, dos Estados Unidos, Jules Hoffmann, do Luxemburgo, naturalizado francês, e Ralph Steinman, do Canadá, falecido no passado dia 30 de Setembro, vítima de um cancro no pâncreas.

O Prémio Nobel da Medicina de 2011 foi atribuído a três cientistas pelo seu trabalho sobre a activação do sistema imunitário.

O prémio, anunciado hoje na capital da Suécia, Estocolmo, galardoou Bruce Beutler, dos Estados Unidos, Jules Hoffmann, do Luxemburgo, naturalizado francês, e Ralph Steinman, do Canadá, falecido no passado dia 30 de Setembro, vítima de um cancro no pâncreas.

“A Fundação Nobel reconheceu Ralph Steinman pelas suas descobertas seminais relacionadas com as respostas imunitárias do corpo”, lê-se num comunicado da Universidade Rockefeller, onde Steinman trabalhava como imunologista e biólogo. “Mas a Fundação acrescentou que notícia tem um sabor amargo, porque também soubemos nesta manhã, através da família de Ralph, que ele faleceu há alguns dias depois de uma longa batalha contra o cancro.”

Segundo a Reuters, A fundação só soube da morte do cientista depois de atribuir o prémio, e está a preparar um comunicado sobre o sucedido, já que a academia sueca não dá prémios póstumos. Steinman iria ficar com metade do valor do prémio, de um milhão e meio de dólares. A outra metade iria para o norte-americano Bruce Beutler, de 53 anos e para o francês Jules Hoffmann, 70 anos.

O trabalho desenvolvido por Steinman, que não chegou a saber que era um dos possíveis candidatos ao Nobel da Medicina, teve importância na luta contra o cancro de pâncreas. “A sua vida foi estendida utilizando a imunoterapia que ele criou, baseada nas células dendríticas”, lê-se no comunicado da Universidade Rockfeller, onde trabalhava.

Beutler e Hoffman foram premiados “pelas suas descobertas relacionadas com a activação do sistema imunitário inato”, refere o Comité do Nobel.

A Academia Real Sueca das Ciências anuncia terça-feira o vencedor do Prémio Nobel da Física e na quarta-feira, o vencedor do Prémio Nobel da Química. O chamado Prémio Nobel da Economia, dado em memória de Alfred Nobel, será anunciado no dia 10 de Outubro e o Prémio Nobel da Paz no dia 7 de Outubro na capital da Noruega, Oslo.

Os Prémios Nobel forma criados por Alfred Nobel, um rico industrial sueco que inventou o dinamite, tendo os primeiros prémios sido entregues em 1901.

Noventa e uma individualidades singulares e colectivas foram galardoadas com o Prémio Nobel da Paz. Em 19 ocasiões diferentes, o prémio não foi atribuído pelo facto de não haver nomeados que reunissem os critérios para serem galardoados.

Apenas um laureado declinou o prémio. Em 1973 o político vietnamita Le Duc Tho foi galardoado juntamente com o então secretário de Estado americano Henry Kissinger. Le Duc Tho declinou o Prémio Nobel da Paz.

O vencedor do Prémio Nobel da Paz no ano passado foi o detido dissidente político chinês Liu Xiaobo, que não foi autorizado a deslocar-se a Estocolmo, tendo o galardão sido recebido pela sua mulher.

XS
SM
MD
LG