Links de Acesso

Namibe promove cidadania participativa


Namibe promove cidadania participativa

Namibe promove cidadania participativa

Tirar a população do desconhecimento

Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese do Lubango promove educação sobre cidadania participativa.

A acção formativa, a ser implementada no Namibe nos dia 6 e 7 de Outubro, visando tirar a população da sonolência do desconhecimento e potencia-la para o pleno conhecimento dos direitos e deveres de cidadania e disseminá-los nas comunidades, a mesma acção já teve lugar na Vigararia do Quipungo, que compreende igualmente os Municípios da Matala, Jamba e Kuvango, província da Huila.

O animador do projecto cidadania participativa, António Finde Domingos disse à Voz de América que o objecto principal do projecto visa transformar o cidadão de espectador para actor.

“Os cidadãos não devem dormir à sombra da bananeira”, o membro da CJP fez saber que “os cidadãos devem ter a capacidade de identificar os problemas e participar também na sua solução”.

Realçou por outro lado que o direito de cidadania deve ser exercido com propriedade na base do conhecimento das normas e leis estabelecidas no país. O cidadão, sublinha o animador do projecto cidadania participativa, é o ponto de partida e de chegada, nos países onde a gestão de coisa pública é, e deve ser, transparente.

É assistente da Comissão Justiça e Paz da arquidiocese do Lubango «Província eclesial do sul de Angola», o Padre Manuel Teixeira «espiritano».

XS
SM
MD
LG