Links de Acesso

General Gruveta Massamba proclamado herói moçambicano a título póstumo


General Bonifácio Gruveta Massamba

General Bonifácio Gruveta Massamba

Tinha 69 anos de idade, dos quais 45 dedicados à causa moçambicana

General Bonifácio Gruveta Massamba morreu. Tinha 69 anos de idade, dos quais 45 dedicados à causa nacional.

Combateu o colonialismo português e ganhou a guerra. Foi primeiro governador provincial da Zambézia, sua terra natal depois da independência. Foi igualmente primeiro comandante militar provincial no tempo da guerra contra a Renamo. Sobreviveu a vários ataques.

Assumiu o cargo de Primeiro Secretário da Frelimo na Zambézia. Aliás, na Zambézia, Gruveta foi primeiro em quase tudo, depois da independência.

Nos últimos anos era o primeiro a ser acusado de usurpar todos os negócios e de envolvimento na exploração e exportação ilegal de madeira.

Ele desmentiu tudo e ninguém provocou o contrário. Morreu e hoje foi proclamado herói nacional a título póstumo, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, durante a cerimónia de velório.

“O teu exemplo de nacionalista, de dedicação, de abnegação e de amor ao seu povo e à sua pátria de heróis servirá de incentive para a concretização dos nobres ideais que sempre partilhamos, na convicção de que será seguidos pelas novas gerações na luta pelo desenvolvimento.

Foi em reconhecimento de todos estes feitos que hoje anunciamos à Nação Moçambicana e ao Mundo que passarás a ostentar o título honorífico de Herói República a título póstumo – tú és herói nacional. Tú mereces esta distinção General Gruveta “- palavras do Presidente Armando Guebuza.

O Conselho de Ministros reuniu-se em sessão extraordinária e decidiu que Bonifácio Gruveta Massamba vai ter funeral de estado na sua terra Natal.

Também foi decidido que a partir deste Sábado o pais vai observar luto nacional de dois dias. A bandeira nacional vai ser içada à meia haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas de Moçambique no estrangeiro.

XS
SM
MD
LG