Links de Acesso

Angola: Antigos combatentes de Malanje vão ter casa


Aspecto de um bairro residencial numa aldeia da província de Malanje em Angola
Aspecto de um bairro residencial numa aldeia da província de Malanje em Angola

Governo disponibiliza mais de 40 milhões de dólares para a construção de mais de 1500 fogos habitacionais

Mais de 40 milhões de dólares norte-americanos estão disponíveis para a empresa Company construir 1500 casas do tipo T3 para distribuição aos Antigos Combatentes e Veterandos da Pátria residentes nos municípios de Malanje, Cacuso e de Cangandala.

A primeira fase do projecto Kussanguluka do consórcio Comandante Loy inícia em Outubro desde ano no bairro da Carreira de Tiro, a norte da cidade de Malanje, com o processo de infra-estrurturação das parcelas de terra onde serão erguidas as 500 habitações.

O director da imobiliária, Eduardo Reis garantiu que os edifícios contarão com redes de água, energia eléctrica, esgotos entre outros serviços essenciais.

“A pretenção nossa é começarmos já em meiados de Outubro até que se faça todo o projecto de urbanização no terreno, isso a gente já vai começar de inediato. A limpeza do terreno e tudo, para que, quando estiver pronto o projecto de urbanização podemos colocar já a pedra fundamental e iniciarmos com as obras. Essas quinhentas casas estão avaliadas um pouco mais de 40 milhões de dólares, vamos ter casas T3 comerciais e casa T3 económicas, as sociais têm espaços maiores, acabamentos melhores, tem uma suite e as casas económicas, ela tem um banho es paços menores.”

Vinte por cento das resisências serão entregues as comunidade, no âmbito de um protocolo firmado entre o consórdio Comandante Loy e o Minisrério da Família e Promjoção da Mulher, confirmou em Malanje o administrador para área produtiva, Fonseca Uchai.

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cundi Payhama defendeu recentmente nesta cidade, que os filiados deverão comparticipar na construção de residências pessoais, porquanto o Estado está desprovido de fundos para atender todos ao mesmo tempo.

“Infelizmente, para nós é mais fácil o governo dar casa, o governo pode ter esta obrigação, mas quanto é que somos? Mesmo dentro de uma casa tenho filhos, por exemplo, eu tenho 13 filhos não consigo dar a todos ao mesmo tempo. Escolho o que estuda mais, o que se comporta melhor recebe primeiro e outros ficam tristonhos, mas paciência. Por isso aqui, temos que compreender que o governo por muita vontade que tenha não tem recursos suficientes para dar tudo à todos ao mesmo tempo.”

A Direcção Provincial de Malanje dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria debate-se com verbas para comprar, entre outros bens, equipamentos de caprtintaria para a criação de uma cooperativa de prestação de serviços funerários, kits de trabalho para a produção de material de construção, canadianas (muletas), óculos para cegos, cadeiras de roda, meias para protéses e balões de roupa usada.

XS
SM
MD
LG