Links de Acesso

Obama na ONU Desafia Irão a Cumprir com Responsabilidades


Obama na ONU Desafia Irão a Cumprir com Responsabilidades
Obama na ONU Desafia Irão a Cumprir com Responsabilidades

Presidente Obama afirmou que o Irão terá que responder pelo facto de não cumprir com as suas responsabilidades enquanto membro da comunidade internacional.

O presidente Obama afirmou que as sanções das Nações Unidas aprovadas este ano contra o Irão por causa do seu controverso programa nuclear, demonstram que a lei internacional não é palavra morta.
Num discurso perante a assembleia-geral das Nações unidas em Nova Iorque, o presidente Obama afirmou que o Irão terá que responder pelo facto de não cumprir com as suas responsabilidades enquanto membro da comunidade internacional.
Acrescentou que apesar da porta da diplomacia continuar aberta, o Irão deve demonstrar que o seu programa nuclear tem objectivos meramente pacíficos. Muios países acusam o Irão de estar a tentar fabricar armas nucleares acusações essas repetidamente negadas por Teerão.
O presidente americano apelou igualmente à comunidade internacional para que conceda o seu apoio ao processo de paz israelo-palestiniano de modo a que possa concluir-se um amplo acordo no prazo de um ano.
“ O conflito entre israelitas e palestinianos, disse Obama, é tão velho como esta instituição. E, podemos voltar aqui dentro de um ano, tal como o fizemos nos últimos 60 anos e fazer longos discursos sobre essa questão.”
Obama acrescentou que os países que apoiam um estado palestiniano independente devem deixar de tentar destruir Israel e conceder apoio politico e financeiro à Autoridade Palestiniana. Reiterou igualmente a posição da sua administração de que Israel deve alargar a proibição da construção de novos colonatos nas terras que os palestinianos querem incluídas no seu futuro estado.
O presidente palestiniano Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu recomeçaram conversações directas no inicio do mês em Washington. Contudo as negociações parecem ter chegado a um impasse por causa da recusa de Israel de prorrogar a moratória da construção de colonatos na margem ocidental que deverá caducar na próxima semana. Abbas ameaçou deixar a mesa de negociações caso recomecem as construções.

XS
SM
MD
LG