Links de Acesso

ONU Lança Iniciativa Mundial de Saúde


O secretário-geral da ONU vai anunciar o lançamento de uma iniciativa global de saúde que poderá salvar a vida a 16 milhões de mulheres e de crianças a nível mundial.

Os dirigentes mundiais reunidos nas Nações Unidas passaram em revista os progressos ambiciosos de um plano de 15 anos aprovado no ano dois mil e conhecido Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Os oito objectivos destinam-se a acabar com a extrema pobreza, a fome e as doenças.

Com apenas cinco anos do termo do plano, vários dos objectivos encontram-se bastante atrasados. Dois dos objectivos com o maior atraso visam reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.

O adjunto do porta-voz da ONU Farhan Haq afirma: “Trata-se de um sinal de enorme negligência. Quem somos nos como seres humanos se não cuidarmos das mães e das crianças? Trata-se de algo essencial para o bem de todos nós. É importante que seja finalmente feito progresso neste domínio.”

O lançamento da Estratégia Global para a Saúde das Mulheres e das Crianças deve atrair 40 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos por parte dos governos, do sector privado, de organizações internacionais e da sociedade civil em geral para o financiamento de programas de saúde.

XS
SM
MD
LG