Links de Acesso

Novo Embaixador Americano Para Angola

  • Eduardo Ferro

Embaixador americano Christopher McMullen

Embaixador americano Christopher McMullen

O embaixador americano indigitado para Angola Christopher McMullen, prestou hoje depoimento perante a comissão de negócios estrangeiros do Senado no seu processo de confirmação para aquele posto diplomático.

McMullen é um diplomata de carreira e ocupava até agora o posto de vice-secretário de estado assistente para os assuntos do hemisfério ocidental. Anteriormente foi cônsul geral americano em São Paulo no Brasil. Originário do estado da Pensilvânia, Christopher McMullen é doutorado em história pela universidade de Georgetown aqui em Washington.

Durante o seu depoimento no senado McMullen salientou os avanços registados na reconstrução pós-guerra em Angola, mas referiu que muitos desafios continuam pela frente.

“ Angola registou significativos avanços na sua reconstrução depois da várias décadas de guerra mas ainda se depara com desafios para conseguir alcançar todo o seu potencial como um país pacífico, próspero, seguro e democrático.”

O embaixador americano indigitado para Angola salientou igualmente o facto da secretária de estado Hillary Clinton de ter designado Angola a par com a Nigéria e a África do Sul como parceiros estratégicos dos Estados Unidos em África.

“ A designação de Angola pela secretária de estado Clinton como um dos 3 parceiros estratégicos na África subsaariana a par com a África do Sul e a Nigéria, reflecte a crescente importância de Angola para os interesses americanos para além da sua qualidade de sexto maior fornecedor de petróleo dos Estados Unidos.”

Durante o seu depoimento perante a comissão dos negócios estrangeiros do Senado McMullen sublinhou também que se for confirmado para ocupar o lugar de embaixador americano em Luanda vai encorajar os esforços em curso em Angola para lutar contra a corrupção.

“ Vou igualmente encorajar os esforços angolanos para aumentar a sua capacidade institucional e para travar a corrupção.”

Palavras do embaixador americano indigitado para Angola, Christopher McMullen em declarações há momentos aqui em Washington perante o Senado americano.

XS
SM
MD
LG