Links de Acesso

Angola e Botswana reforçam relações no domínio da agricultura

  • Teodoro Albano

Angola e Botswana reforçam relações no domínio da agricultura

Angola e Botswana reforçam relações no domínio da agricultura

Botswana é dos pouquíssimos países africanos que mais carne exporta para o Ocidente

Depois da República Federal do Brasil e da Namíbia o Botswana prepara-se para entrar na lista de países a fornecer gado e até mesmo carne a Angola.

Os contactos exploratórios para a concretização deste projecto foram estabelecidos com a visita recentemente à província da Huíla do ministro da agricultura da república do Botswana, Christiaan Graaff.

Angola não tem dúvidas, o Botswana é dos pouquíssimos países africanos que mais carne exporta para o Ocidente, daí o interesse angolano pelo mercado tswanês conforme fez saber o secretário de estado da agricultura de Angola, José Amaro Tati.

“ A Namíbia exporta gado para a África do Sul por via do território do Botswana porque razão havia se impedir-se o trânsito do gado para a Angola? desde que se cumpram as regras sanitárias. Parece que está criado o ambiente suficiente para que mais um país entre na concorrência da melhoria do nosso efectivo animal”.

O Botswana possui uma larga experiência no domínio do controlo das doenças animais. Aliás não será por acaso que naquele país está um dos melhores institutos veterinários do continente. Experiência que Angola também pretende beber.

O ministro da agricultura do Botswana, Christiaan Graaff, na sua visita a Angola já tem identificado os produtos que poderá importar com destaque para os agrícolas e recursos marinhos;

“ Também visitou um dos mercados de Luanda de hortícolas e o Botswana tem importado 50 por cento do seu consumo, será também uma das áreas em que o Botswana estará interessado para que os parceiros angolanos possam abastecer o mercado do Botswana e também os produtos marinhos”.

Angola e Botswana reforçam relações no domínio da agricultura.

XS
SM
MD
LG