Links de Acesso

ONU - Cimeira para Acabar a Pobreza


ONU - Cimeira para Acabar a Pobreza
ONU - Cimeira para Acabar a Pobreza

Líderes mundiais estão reunidos em Nova Iorque para uma cimeira de três dias para acabar com a pobreza global, fome e doenças, no prazo de cinco anos. O secretário-geral das Nações Unidas fez um apelo a comunidade internacional para manter a sua promessa de ajudar as pessoas mais vulneráveis do mundo.

O secretário-geral Ban Ki-moon disse ter sido dado um grande passo quando líderes mundiais aceitaram os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio durante uma cimeira em 2000.

“Juntos criámos um plano para acabar com a pobreza extrema. Definimos alvos e calendários a atingir. Estabelecemos uma moldura para todos os parceiros, mesmo aqueles com diferentes pontos de vista puderam adoptar.”

A cimeira desta semana destina-se a rever o progresso, identificar fossos e empenhar em passos concretos para se alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no tempo previsto. Foi elaborado documento estabelecendo as acções específicas sobre como se alcançar cada um dos oito objectivos e espera-se que ele seja adoptado no final da cimeira.

Os objectivos incluem a erradicação da pobreza e fome extremas, obter o ensino primário universal, promover a igualdade de géneros, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna e combater o HIV/SIDA, malária e outras doenças.

Ban Ki-moon descreveu alguns dos sucessos alcançados durante os últimos 10 anos na implementação dos objectivos.

“Nova maneira de pensar e criação de parceiras publico-privadas. Aumentos dramáticos nas matrículas escolares. Aumento do acesso a água potável. Melhor controlo das doenças. O alastramento de tecnologia – desde móvel a verde.”

Mas os progressos teem sido desiguais, e a cimeira destina-se a dar um impulso aos objectivos que estão estagnados, tais como a melhoria da saúde materna e a redução da mortalidade infantil. Na quarta-feira, o secretário-geral vai lançar uma Estratégia Global para as Mulheres e Saúde para as Crianças como parte desse esforço.

O último relatório sobre os progressos dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio adverte que vários objectivos poderão perder-se em muitos países. Os desafios são maiores nos países menos desenvolvidos, do interior e pequenos estados insulares, assim como países em ou emergentes de conflitos e aqueles mais afectados por mudanças climáticas.

O relatório indica também que as crises globais económicas e financeiras teem impacto nos empregos e rendimentos a nível mundial, afectando enormemente a capacidade dos pobres poderem alimentar as suas famílias. Existe também preocupação de que os países doadores afectados pela crise financeira estejam a tomar medidas de austeridade que podem corroer as suas contribuições a assistência ao desenvolvimento.

O secretário-geral advertiu que a queda dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio podem levar a um aumento dos perigos globais desde a instabilidade política as doenças ate a destruição do ambiente.

Cerca de 140 lideres mundiais, incluindo o presidente Barack Obama vão discursar na cimeira que termina na quarta-feira.

XS
SM
MD
LG