Links de Acesso

Correspondente da VOA no "Espaço Público" da TPA


Correspondente da VOA no "Espaço Público" da TPA
Correspondente da VOA no "Espaço Público" da TPA

José Manuel, de Cabinda, participou na entrevista ao Ministro da Educação, Mpinda Simão

A reforma educativa em curso no sistema de ensino no país foi o tema do programa “Espaço Público” que a Televisão Pública de Angola levou ontem a debate.

Entre os jornalistas convidados esteve o correspondente da Voz da América em Cabinda, José Manuel que “desafiaram” o ministro da educação Mpinda Simão a esclarecer as dúvidas sobre a saúde da educação em Angola.

A monodocência no ensino primário até a sexta classe implementada pela reforma em curso e muito contestada por professores, pais e até alunos dominou o debate.

Mas Mpinda Simão defendeu-se com a justificação de que os professores estão em condições de garantir a qualidade no ensino.

O ministro da Educação reconheceu que um dos objectivos da reforma educativa que passa por turmas com 45 alunos está a ter dificuldades em ser implementado em certas regiões devido a falta de infra-estruturas.

Questionado pelo repórter da VOA sobre o grau de satisfação da reforma educativa Mpinda Simão socorreu-se de dados estatísticos.

O fim da merenda escolar foi outra preocupação apresentada pelo repórter da VOA, que procurou saber do ministro onde estão a verbas previstas no OGE para alimentação dos alunos.

Em resposta Mpinda Simão apontou o aumento do custo da merenda escolar para redução da mesma em alguns estabelecimentos escolares.

E os “maus” salários dos professores também esteve presente no “Espaço Público” com o ministro a reconhecer que a situação está a melhorar.

XS
SM
MD
LG