Links de Acesso

Correspondente da VOA no "Espaço Público" da TPA

  • Faustino Diogo

Correspondente da VOA no "Espaço Público" da TPA

José Manuel, de Cabinda, participou na entrevista ao Ministro da Educação, Mpinda Simão

A reforma educativa em curso no sistema de ensino no país foi o tema do programa “Espaço Público” que a Televisão Pública de Angola levou ontem a debate.

Entre os jornalistas convidados esteve o correspondente da Voz da América em Cabinda, José Manuel que “desafiaram” o ministro da educação Mpinda Simão a esclarecer as dúvidas sobre a saúde da educação em Angola.

A monodocência no ensino primário até a sexta classe implementada pela reforma em curso e muito contestada por professores, pais e até alunos dominou o debate.

Mas Mpinda Simão defendeu-se com a justificação de que os professores estão em condições de garantir a qualidade no ensino.

O ministro da Educação reconheceu que um dos objectivos da reforma educativa que passa por turmas com 45 alunos está a ter dificuldades em ser implementado em certas regiões devido a falta de infra-estruturas.

Questionado pelo repórter da VOA sobre o grau de satisfação da reforma educativa Mpinda Simão socorreu-se de dados estatísticos.

O fim da merenda escolar foi outra preocupação apresentada pelo repórter da VOA, que procurou saber do ministro onde estão a verbas previstas no OGE para alimentação dos alunos.

Em resposta Mpinda Simão apontou o aumento do custo da merenda escolar para redução da mesma em alguns estabelecimentos escolares.

E os “maus” salários dos professores também esteve presente no “Espaço Público” com o ministro a reconhecer que a situação está a melhorar.

XS
SM
MD
LG