Links de Acesso

A visita do Papa Tem Sido Alvo de Críticas na Grã-Bretanha

  • Paulo Faria

A Policia Metropolitana de Londres prendeu cinco homens suspeitos de prepararem um ataque contra o Papa Bento 16 que se encontra a efectuar uma visita de estado a Grã-Bretanha.

As prisões seguem-se a um aviso na quinta-feira a noite do chefe dos serviços de segurança britânico MI5 de uma potencial ameaça contra o Papa.

Os cinco homens, entre os 26 e os 50 anos, foram conduzidos a uma esquadra da polícia no centro de Londres enquanto agentes efectuavam buscas num estabelecimento comercial no centro de Londres e em casas no norte e leste da cidade.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que o Papa foi informado da ocorrência e que não está preocupado e mantêm-se calmo. Lombardi afirmou que o Vaticano tem completa confiança na polícia britânica e que não considera a situação particularmente perigosa.

A visita do Papa tem sido alvo de críticas na Grã-Bretanha, um país maioritariamente protestante e secular. A sua visita esta também ensombrada pelos escândalos de pedofilia por alguns padres católicos, assim como a posição do Vaticano em relação aos direitos dos homossexuais, aborto e contracepção.

O Papa teve hoje um encontro no Colégio Universitário de Saint Mary em Twickenham com elementos de outras congregações religiosas tendo sublinhado a necessidade de diálogo e cooperação.

O Papa afirmou que enquanto seguidores de diferentes tradições religiosas trabalharem em conjunto para o bem da comunidade, grande importância será dada a esta dimensão de cooperação “lado a lado”, que complemente o aspecto “face a face” do diálogo contínuo.

O Papa disse que para que o diálogo seja frutuoso, requer-se reciprocidade por todos os envolvidos.

“Penso em particular de situações em algumas partes do mundo, onde a cooperação e o diálogo entre religiões apela por um respeito mútuo, pela liberdade de cada um praticar a sua religião e participarem em actos públicos de oração e a liberdade de cada um seguir a sua consciência sem sofrer ostracismo ou perseguição, mesmo depois da conversão de uma religião para outra.”

O Papa acrescentou que quando tal respeito e abertura e estabelecido, pessoas de diferentes religiões trabalham efectivamente juntos pela paz e compreensão mútua.

Anteriormente, Bento XVI encontrou-se com milhares de estudantes no estádio do Colégio Universitário de Saint Mary, que foi inaugurado em honra do seu predecessor João Paulo II e com vista aos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

O Papa Bento XVI foi recebido por cerca de 125 mil pessoas no inicio da sua visita em Edimburgo, na Escócia, onde foi recebido oficialmente pela Rainha Isabel II. Trata-se da segunda visita papal a Grã-Bretanha desde que a Igreja de Inglaterra se separou do Vaticano no século 16. O Papa devera concluir a sua visita uma missa de beatificação do cardeal John Henry Newman, que viveu no século 19.

XS
SM
MD
LG