Links de Acesso

Iranianos Observam Eleições no Brasil


Iranianos Observam Eleições no Brasil

Iranianos Observam Eleições no Brasil

<a href="http://www.voanews.com/portuguese/news/special-reports/politics/Elecoes-Brasil-2010-103951788.html"> http://media.voanews.com/images/brazil-elections-480.jpg

Iranianos vão acompanhar de perto as eleições presidenciais no Brasil. Estudantes do curso de doutorado em ciências políticas da Universidade Islâmica de Assad, em Teerã, chegam ao Brasil no dia 28 de Setembro e ficam até depois das eleições do dia 3 de Outubro.

Ao todo, são 15 doutorandos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Eleitoral do Oriente Médio, promovido pela Creative Associates International, entidade ligada ao Conselho Internacional para Educação Eleitoral, com sede em Washington.

Os estudantes vão observar as eleições em Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Os iranianos vão participar de oficinas teóricas com o objetivo de entender a campanha política e o processo de votação no Brasil. A delegação deve se encontrar com eleitores, políticos, líderes sindicais, religiosos, juízes eleitorais e outros brasileiros ligados de alguma foram às eleições.

Segundo informações do Tribunal Regional de Minas Gerais os iranianos não estão autorizados a falar com a imprensa. As autoridades brasileiras também evitam fazer comentários sobre essa vinda dos estudantes no ano de tantas polêmicas envolvendo o país persa, como a questão nuclear, entre outras.

Para mais detalhes sobre o tema, ouça a reportagem de Maria Cláudia Santos.

Dilma lidera

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 51% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 27%, e Marina Silva, do PV, tem 11%. O levantamento mostra que os escândalos tiveram um impacto muito pequeno sobre as intenções de voto. Pelos números da pesquisa divulgada hoje, a candidata do presidente Lula ganharia as eleições em primeiro turno.

XS
SM
MD
LG