Links de Acesso

Os Beneficios do Consumo Diario de Frutas e Legumes


Os Beneficios do Consumo Diario de Frutas e Legumes
Os Beneficios do Consumo Diario de Frutas e Legumes

RENATO- Alo, Ana! Alo, ouvintes! Parece incrivel, mas cientistas anunciaram que esse insecto tão icomodo e repelente – estou a falar da barata - poderá ainda vir a ser um util instrumento para conter o problema da resistencia antimicrobiana.

ANA - Quem diria! Mas o facto é que pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Gra-Bretanha, utilizaram moleculas do tecido de baratas a fim de combater bacterias como a E.COLI e a MRSA, que haviam adquirido resistencia à acao dos medicamentos.

RENATO - Substancias encontradas no cerebro e sistema nervoso desses insectos demonstraram, em testes de laboratorio, serem capazes de destruir 90 por cento de bacterias que tinham se tornado imunes.

ANA - Os chamados super micróbios representam uma ameaça cada vez maior à saude, e por isso o dr. Naveed Khan, supervisor da equpa de investigacao, disse ser uma excelente noticia o achado desses surpreendentes aliados dos antibioticos.

RENATO - a barata é um bicho imundo, que gosta de frequentar lugares sujos.

ANA - A ironia é que essa falta de higiene é justamente o que faz da barata um aliado util na luta contra as infecções.

RENATO - Segundo o dr. Khan, o facto de viver em locais insalubres, em meio à sujeira, estimula a barata a desenvolver toxinas para conter infeccões.

ANA - Outro assunto, Renato: bons conselhos, mesmo quando repetidos, nao sao necessariamente seguidos.

RENATO - Exacto, Ana. Um exemplo disso é que há inumeros anos os medicos e nutricionistas alertam para os beneficios do consumo diario de frutas e legumes, mas o publico continua indiferente ou relutante.

ANA - Aqui nos Estados Unidos, pesquisadores constataram que somente 28 por cento da população tem o hábito de consumir frutas e legumes pelo menos 2 vezes por dia.

RENATO - Essa percentagem está bem abaixo da meta de 75 por cento que foi estabelecida em 1979 por um painel de especialistas convocado pelo governo.

ANA - Agora uma noticia curiosa sobre a SIDA.

RENATO - O primeiro-ministro da Suazilandia, TIMOTHY Merill, sugeriu que todos os cidadãos do país façam o teste do HIV.

ANA - Mas não só isso: ele recomendou tambem que os individuos com resultados positivos sejam marcados com um logotipo na nadega

RENATO - Os activistas da luta contra a Sida ficaram indignados e salientaram que "este sistema vai contra as leis dos direitos humanos".

ANA – Na Suazilândia, 26,1% dos cidadãos está infectada pelo HIV. A esperança média de vida é de 31,3 anos, menos 13 do que há uma década.

RENATO - A Europa é a única região onde a proporção de novos casos do HIV continua a crescer, segundo informou a directora regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde, Zsuzsanna Jakab

ANA - O número de pessoas infectadas com HIV na Rússia aumenta 10% a cada ano e supera atualmente 500 mil pessoas.

RENATO - Na Europa Ocidental e na União Europeia, a principal causa da infecção é o crescente número de relações sexuais sem proteção entre homens, acrescentou a representante da instituição.

ANA - Nos vários países da Europa Central, no entanto, o contágio mais habitual se produz entre casais heterossexuais.

RENATO - Zsuzsanna assinalou que o surgimento dos tratamentos antirretrovirais nos anos 80 conduziu a uma perda da conscientização sobre a transmissão do HIV na Europa.

XS
SM
MD
LG