Links de Acesso

Obama apresenta pacote legislativo de estímulo económico

  • Paulo Oliveira

Obama apresenta pacote legislativo de estímulo económico

Obama apresenta pacote legislativo de estímulo económico

Apelo aos Democratas e aos Republicanos para porem fim à guerra política

O presidente Barack Obama apelou, numa sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos, para por termo com o que denominou de circo político em Washington, e aprovar o mais rapidamente possível a proposta de legislação para a criação de postos de trabalho.

O presidente elaborou o discurso de forma a pressionar os Republicanos a resolver a taxa de desemprego que permanece nos nove virgula um por cento, e solucionar os problemas económicos.

Tendo sido solicitado pelos Democratas para apresentar as propostas mais ousadas possíveis, anunciou um pacote legislativo de estímulo económico, avaliado em 450 mil milhões de dólares, com uma componente de isenções fiscais que consiste em cortes na fiscalidade sobre o trabalho, que abrangem quer os empregadores, quer os trabalhadores, considerada como a medida com mais probabilidade de ser aprovada, pois deverá agradar também aos republicanos.

A legislação de despesas, que Obama denominou de Legislação de Postos de trabalho, será debatida e votada pela Câmara dos Representantes controlada pelos Republicanos.

Obama afirmou que a proposta vai fornecer um choque eléctrico à economia.

“Vou enviar ao Congresso um plano que deve ser aprovado de imediato. Não existe nada de controverso no plano. Tudo o que inclui tem contado com o apoio tanto de Democratas como de Republicanos – incluindo muitos dos que estão aqui sentados”.

O discurso de Obama verificou-se após meses de difíceis batalhas politicas com os Republicanos sobre como diminuir os défices governamentais e os 14 triliões da divida nacional.

O compromisso obtido em Julho passado permite obter a redução de um trilião nas despesas em relação à divida nacional, mas levou à descida de valor do índice de credito do governo.

Obama destacou o facto das propostas para a criação de postos de trabalho ter tido apoio bipartidário, e apelou aos Democratas e aos Republicanos para porem fim à guerra política e colocarem as pessoas de novo a trabalhar e a economia na via da recuperação.

“ A população deste país trabalha arduamente para cumprir as suas responsabilidades. Face à crise que atravessamos devemos acabar com o circo politico, e fazer algo para ajudar a economia”.

O senador Republicano Orrin Hatch manifestou cepticismo, mas disse aguardar pelos detalhes do plano.

“Vou analisar muito bem, esperando poder apoiar o presidente, embora para já pareça não conter nada de novo”.

O presidente Barack Obama indicou que irá, nas próximas semanas apelar ao apoio público para a sua proposta, e solicitar aos Americanos para façam o Congresso sentir “que não fazer nada, não constitui opção”.

XS
SM
MD
LG