Links de Acesso

Economia e emprego dominam a pré-campanha nos Estados Unidos


Debate dos Republicanos para as presidenciais de 2012
Debate dos Republicanos para as presidenciais de 2012

Pré-candidatos Republicanos enfrentam-se no terceiro debate, dia antes do discurso do presidente Obama sobre o emprego

O mês de Setembro promete ser preenchido em eventos políticos em torno das presidenciais do próximo ano.

Os pré-candidatos Republicanos participam hoje no terceiro debate nacional, enquanto o presidente Barack Obama deverá amanhã proferir um discurso a nação sobre a economia e o emprego antes de uma sessão conjunta com o Congresso.

A ultima sondagem de opinião dava vantagens ao governador do Texas Rick Perry na corrida a nomeação Republicana contra o antigo governador de Massachusetts Mitt Romney e vários outros pré-candidatos.

O debate de hoje a ter lugar na Biblioteca Ronald Reagan na Califórnia vai ser o primeiro do governador Perry como pretendente a nomeação, e a sua prestação deverá ser seguida de perto pelos eleitores, adversários políticos e especialistas.

Rick Perry tem despendido parte do seu tempo em ataques contra Mitt Romney o seu principal rival, incluso no seu mais recente comentário na Carolina do Sul sobre a criação de emprego.

“Há alguém em particular que tem criado postos de trabalho em todo o mundo. Mas enquanto governador de Massachusetts ele não criou na verdade tantos postos de emprego.”

A economia e o emprego são questões chaves para Mitt Romney que continua a centrar a sua campanha em torno das eleições primárias a ter lugar no Estado do New Hampshire.

“No mês passado não houve a criação de emprego. O povo americano não tem confiança num presidente que não cria postos de trabalho.”

O analista político Norman Ornstein do Instituto Americano de Emprego considera que Romney tentará conquistar mais atenção nos próximos debates dos Republicanos.

“Ele irá entrar em duras confrontações com o Rick Perry. Ele precisa de limitar o Perry antes que este último o faça a si.”

Seis outros pré-candidatos vão tomar parte no debate desta noite, incluindo a congressista do Minnesota Michele Bachmann, o congressista do Texas Ron Paul, e o antigo presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich.

Espera-se que os concorrentes Republicanos vão manter os retóricos ataques sobre as politicas económicas do presidente Barack Obama. Obama que prepara igualmente para o seu maior discurso sobre a economia e o emprego de amanhã, antes de uma reunião no Congresso.

Esse discurso do presidente acontece num momento crítico do seu governo. Novas sondagens de opinião pública tem mostrado a mais baixa aprovação popular, e os inqueridos afirmam que o presidente está em má direcção. Por outro lado as sondagens mostram também que os americanos gostam da personalidade do presidente Obama e atribuem-no uma ligeira vantagem diante de Rick Perry ou Mitt Romney dois dos adversários republicanos até então mais bem posicionados.

XS
SM
MD
LG