Links de Acesso

Onde está Muammar Kadhafi?


Bani Walid
Bani Walid

Caravana de 200 viaturas líbias chegou ao Níger

Uma coluna de pelo menos 200 viaturas blindadas provenientes da Líbia atravessou a fronteira desértica do sul para o Níger.

O ministro dos Estrangeiros nigerino foi citado como tendo dito que o coronel Gadhafi não se encontrava na coluna.

A coluna blindada chegara à localidade de Agadez ao fim de segunda-feira, dirigindo-se para a capital, Niamey.

Niamey situada a 950 quilómetros de Agadez, fica próxima do Burkina Faso, nação que desmentiu ter oferecido asilo ao coronel Gadhafi.

Entidades do Conselho Nacional de Transição indicaram que a coluna tinha saído da localidade de Jufra.

Um porta-voz daquele Conselho, indicou que o numero de viaturas ascendia a duas centenas, não tendo confirmado o que, e quem seguiria na coluna.

Segundo algumas agências noticiosas seriam, não uma, mas duas, as colunas de viaturas militares que se dirigiram para o Níger, não existindo indicação que Gadhafi estivesse em qualquer delas.

A agência Reuters citou mesmo fontes militares francesas e nigerinas como se deslocando através do Níger, no que poderia ser uma tentativa para alcançar o Burkina Faso, pais que ofereceu asilo a Moammar Gadhafi.

O paradeiro do coronel Gadhafi tem sido uma incógnita, desde a queda de Tripoli.

Moammar Gadhafi mantêm desde há muito laços com os Tuaregues nómadas do Níger, o país por onde entrou, ao fim do dia de segunda-feira, uma coluna de viaturas de elementos pró-Gadhafi.

Muitos antigos rebeldes Tuaregues do Mali e do Níger foram treinados na Líbia nos anos setenta e oitenta.

O coronel Gadhafi apoiou uma revolta Tuaregue no norte do Níger, e centenas dos antigos rebeldes Tuaregue tem lutado contra os revoltosos líbios.

Os Tuaregue estão situados na região leste do Sahara, essencialmente no Níger e no Mali. Combatentes tuaregues protagonizaram, durante anos, levantamentos nas duas nações numa tentativa de alcançar uma maior autonomia.

Na última década, o coronel Gadhafi conduziu a Líbia a manter laços mais próximos com outras nações africanas, e usou as verbas do petróleo para fomentar o relacionamento com outros dirigentes do continente.

Algumas nações africanas continuam a reconhecer o coronel Gadhafi como dirigente líbio.

O governo nigerino, todavia reconheceu o Conselho Nacional de Transição anti-Gadhafi como sendo a autoridade legítima da Líbia.

XS
SM
MD
LG