Links de Acesso

Angola: Luther King Jr. sinónimo de igualdade racial

  • Esperança Gaspar

Monumento em Washington homenageando Martin Luther King Jr.

Monumento em Washington homenageando Martin Luther King Jr.

Angolanos reconhecem luta de Luther King Jr.em prol da igualdade racial nos Estados Unidos.

Martin Luther King Jr. é uma personalidade conhecida por muitos angolanos que reconhecem a sua luta em prol da igualdade racial nos Estados Unidos.

Martin Luther King Jr. é para muitos, um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis, um homem que zelava pela paz e para alguns simplesmente o homem do tão famoso e conhecido discurso “ tenho um sonho” que ficou marcado pela sua coragem da luta por um mundo onde os negros pudessem receber tratamento igual.

É desta forma que o estudante de comunicação social , Rui de Carvalho, olha hoje para a figura de Luther King Jr. : “lutar por aquilo em que se acredita vale a pena".

Segundo o estudante universitário, Afonso Paulo, o resultado da luta por um sonho é visível nos dias de hoje com Barack Obama, um homem negro, na presidência dos Estados Unidos.

Para o professor universitário Mário Pinto de Andrade, o monumento edificado em homenagem a Luther King, em Washington é o fruto do reconhecimento do seu papel na luta pelos direitos cívicos.

Mário Pinto de Andrade, é da opinião que se olhe hoje para Luther King, como o “herói” que transformou América.

Mário Pinto de Andrade, acredita também que o exemplo de Martin Luther King Jr. serviu de inspiração para um continente livre.

Falando propriamente de Angola, acrescentou, "a coragem de Luther King, influenciou os nacionalistas que lutaram contra o colonialismo".

Ouça a reportagem da Esperança Gaspar.


XS
SM
MD
LG