Links de Acesso

Angola: Luther King Jr. sinónimo de igualdade racial

  • Esperança Gaspar

Monumento em Washington homenageando Martin Luther King Jr.

Angolanos reconhecem luta de Luther King Jr.em prol da igualdade racial nos Estados Unidos.

Martin Luther King Jr. é uma personalidade conhecida por muitos angolanos que reconhecem a sua luta em prol da igualdade racial nos Estados Unidos.

Martin Luther King Jr. é para muitos, um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis, um homem que zelava pela paz e para alguns simplesmente o homem do tão famoso e conhecido discurso “ tenho um sonho” que ficou marcado pela sua coragem da luta por um mundo onde os negros pudessem receber tratamento igual.

É desta forma que o estudante de comunicação social , Rui de Carvalho, olha hoje para a figura de Luther King Jr. : “lutar por aquilo em que se acredita vale a pena".

Segundo o estudante universitário, Afonso Paulo, o resultado da luta por um sonho é visível nos dias de hoje com Barack Obama, um homem negro, na presidência dos Estados Unidos.

Para o professor universitário Mário Pinto de Andrade, o monumento edificado em homenagem a Luther King, em Washington é o fruto do reconhecimento do seu papel na luta pelos direitos cívicos.

Mário Pinto de Andrade, é da opinião que se olhe hoje para Luther King, como o “herói” que transformou América.

Mário Pinto de Andrade, acredita também que o exemplo de Martin Luther King Jr. serviu de inspiração para um continente livre.

Falando propriamente de Angola, acrescentou, "a coragem de Luther King, influenciou os nacionalistas que lutaram contra o colonialismo".

Ouça a reportagem da Esperança Gaspar.


XS
SM
MD
LG