Links de Acesso

"A `secreta´ persegue-me" - dirigente do Bloco Democrático de Angola


Dirigentes nacionais do Bloco Democrático. Um dos seus lideres provinciais alega estar a ser perseguido pela polícia secreta angolana
Dirigentes nacionais do Bloco Democrático. Um dos seus lideres provinciais alega estar a ser perseguido pela polícia secreta angolana

Fontes da SISE desafiam Bloco Democrático a apresentar provas das suas acusações.

Francisco Viena, secretário provincial do Bloco Democrático (BD), em Benguela, acusa o Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado (SISE) de estar perseguir a direcção do seu partido.


Em declarações a Voz da América, o político referiu que o MPLA tem usado a Secreta angolana a para enfraquecer a oposição na província.


“ A Segurança de Estado é mesmo para assegurar Estado e o Estado não o partido que governa,” segundo disse Viena, para quem “ um partido politico não pode usar a Segurança de Estado para combater as forças políticas na oposição.”


Viena assegurou ter indicações de que a Secreta angolana efectua escutas telefónicas ao seu celular e tem introduzido agentes infiltrados na sua organização partidária para monitorar as suas actividades políticas.


“ Eu recebo recado de algumas pessoas próximas ao MPLA que chamam-me atenção para ter cuidado; inclusive os meus amigos começam a distanciar-me de mim porque são chamados a atenção para não se encostarem a mim.”

“ Os actos dos partidos políticos são actos consagrados na Constituição, não são actos ilegais,” disse o politico.

Contactado pela VOA, um alto funcionário da delegação provincial do Serviço de Inteligência e de Segurança de Estado, desdramatizou as acusações e desafiou a direcção do Bloco Democrático a apresentar provas.


A fonte disse ainda que, Viena procura industrializar factos políticos para atrair a imprensa, sublinhando que, a Segurança de Estado tem a responsabilidade de proteger o cidadão, garantir a estabilidade do país e assegurar o processo democrático em Angola.


XS
SM
MD
LG