Links de Acesso

Moçambique: Perigos do Roubo de Combustível


Moçambique: Perigos do Roubo de Combustível

Moçambique: Perigos do Roubo de Combustível

As autoridades moçambicanas advertiram contra o roubo de combustíveis nos oleodutos do país. Muitas pessoas perfuram as condutas de gasóleo e gasolina para se abastecerem sem pagar. Mas essa prática já deu maus resultados noutros países, como a Nigéria e o Congo, onde morreram centenas de pessoas em explosões e incêndios.

O último aviso foi feito pelo ministro da Energia, Salvador Namburete.

Numa deslocação a Nampula, o ministro verificou pessoalmente os actos de vandalismo numa conduta de quatro quilómetros entre o Porto de Nacala e os depósitos da BP Moçambique e da Petromoc.

As condutas transportam gasolina, gasóleo e combustível para aviões. É comum os populares perfurarem as tubagens com berbequins eléctricos para retirarem combustível sem pagar.

O ministro alerta que a explosão de uma conduta pode causar uma tragédia humana e devastação incalculável num raio de 25 quilómetros.

As condutas, os depósitos de armazenamento e as bombas acumuladas numa área relativamente pequena, são um rastilho para a rápida propagação do fogo que possa resultar de uma explosão.

Namburete lembrou o acidente recente no Congo em que morreram mais de 200 pessoas.

O ministro apelou a uma intervenção urgente e rigorosa das autoridades locais para pôr termo à situação.

XS
SM
MD
LG